Ídolo do Vasco foi vítima de racismo no futebol da Espanha
Na noite da última terça-feira (26), a Seleção Brasileira enfrentou a Espanha em um amistoso. O jogo foi cercado de polêmicas envolvendo Vinícius Junior, que antes do jogo, chorou na coletiva de imprensa falando sobre o racismo que enfrenta no país europeu quando joga pelo Real Madrid.
Donato, ex-volante do Vasco da Gama e campeão nos anos 80, jogou na Espanha defendendo o Deportivo La Coruña e o Atlético de Madrid. Ele deu uma série de fortes declarações sobre o assunto envolvendo Vini Jr:
“Eu não posso dizer que a Espanha é um país racista. Há racismo. Há em todos os lugares. Ele (Vini) vai sofrer porque é sul-americano e por sua cor. Não podemos mudar isso. A única coisa que podemos fazer é mudar nossa atitude e esquecer. É uma maneira de tentar provocá-lo. Eu, se estou jogando contra ele, o chamo de negro para provocá-lo.”
Jogador foi revelado nas categorias de base do America
O ex-jogador do Gigante da Colina se naturalizou espanhol, e defendeu a seleção do país entre 1994 e 1996. Ele disse que Vini Jr deve ignorar as declarações racistas e se usou como exemplo quando foi provocado da mesma forma:
“As pessoas vão influenciando umas às outras. Então é como digo, joguei contra o Dépor (La Coruña), com o Atlético de Madri. Tocava na bola e as pessoas “uh, uh, uh”. Cada vez que ia com a bola, aumentavam este som. E eu ria. Vinícius tem que perdoar as pessoas, esquecer este tema e procurar jogar futebol, que é o que ele mais sabe.”