Lateral que marcou história no Vasco é o maior campeão brasileiro da Libertadores
Claudemir Vítor Marques, mais conhecido como Vítor, é o jogador brasileiro com mais títulos da Copa Libertadores da América. O lateral direito, que começou sua carreira profissional no São Paulo, conquistou o troféu continental em quatro oportunidades: duas com o São Paulo (1992 e 1993), uma com o Cruzeiro (1997) e uma com o Vasco da Gama (1998).
Lateral com passagem pelo Vasco fez 143 jogos pelo São Paulo
Na primeira conquista do São Paulo em 1992, o lateral não estava inscrito na competição, mas já fazia parte do elenco. Depois do começo de carreira no Tricolor, Vítor foi emprestado para o Real Madrid e considerado uma contratação ruim. Ele falou sobre sua passagem no clube espanhol em uma entrevista com o Uol em 2011:
“Eu estava muito bem no São Paulo e fui para o Real. Cheguei lá no início da temporada deles. Colocaram-me para fazer só treino físico. Mas eu já estava voando. Eu entendo que foi o momento errado de ir para o Real. Fiz poucos jogos, sofri lesão e praticamente não teve ninguém para me tratar. Me recordo de fazer sozinho exercício de recuperação na academia sem nenhum médico do clube por perto. O Cerezo tinha até me aconselhado: ‘Fica até o fim do ano no São Paulo e vai para o Real só depois.’ Mas não me arrependo.”
Depois de retornar da Europa, o lateral foi emprestado ao Corinthians em 1995. Ele ganhou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. No ano seguinte, ele foi para o Cruzeiro, e ganhou a Libertadores em 1997. Em seguida, ele foi emprestado ao Vasco, e novamente levantou o troféu da competição continental.
Vítor ficou marcado com a torcida vascaína pelo drible que levou de Raúl no Mundial de Clubes contra o Real Madrid. O lance deu origem a um dos gols do time espanhol.