Você vai querer chorar ao lembrar da escalação do Vasco em 2023
Neste domingo (14), em São Januário, às 16:00, o Vasco começa contra o Grêmio a sua trajetória no Campeonato Brasileiro. Em busca de uma temporada mais tranquila que a anterior, o clube gastou mais de R$ 100 milhões em nove contratações até o momento. No meio de 2023, inclusive, o time já tinha sofrido várias alterações.
Assim, para o duelo contra o time gaúcho, é possível ver um time muito diferente daquele que venceu o Atlético-MG na primeira rodada do Brasileiro do último ano. Para a partida na Colina Histórica, sem Payet, lesionado, Ramón Díaz deve escalar o time da seguinte forma: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Galdames e Praxedes; Clayton (Adson) e Vegetti.
Confira primeira escalação do Vasco no Brasileirão de 2023
Entretanto, a última edição do Campeonato Brasileiro, no qual o Vasco se salvou somente na última rodada, os 11 jogadores titulares da equipe eram bem diferentes dos atuais. Na época, Maurício Barbieri era o treinador do Gigante da Colina e escalou o time da seguinte forma:
Na oportunidade, o Vasco venceu o Galo por 2×1 no Mineirão, vitória que seria a única do treinador de 42 anos no Campeonato Brasileiro. O triunfo, inclusive, chegou a animar a torcida vascaína, que viu o time ter um bom desempenho também contra o Palmeiras, na rodada seguinte.
No entanto, a partir daquele jogo, o clube engataria uma sequência terrível, que resultou na demissão de Barbieri e a chegada de Ramón Díaz. Assim, depois de fazer apenas 9 pontos em quase um turno sob o comando do brasileiro, o treinador argentino conseguiu salvar o Vasco do rebaixamento.