Os principais técnicos da história vascaína
Por trás de toda equipe de futebol vitoriosa, há um pensador: o técnico. Tão importante quanto os jogadores em campo, técnicos são responsáveis por organizar, controlar e orientar o time. E em uma equipe vitoriosa e tradicional como o Vasco da Gama, muitos técnicos ficaram marcados por dirigir o clube em grandes conquistas. Confira a seguir quem foram os principais treinadores da história vascaína:
Flávio Costa
Flávio Costa é um nome polêmico, muito pelo fato de também ter feito sucesso no arquirrival do Vasco, o Flamengo. No entanto, é impossível apagar sua história em São Januário. Ele foi o líder do “Expresso da Vitória”, que conquistou títulos como os Campeonato Carioca de 1947, 1949 e 1950, e o Campeonato Sul-Americano de 1948.
Mário Travaglini
Um dos nomes revolucionários da era moderna do futebol, Mário fez história em São Januário. Conquistou o primeiro título brasileiro da história vascaína, em 1974. Ele é até hoje uma referência para os profissionais da área. Treinou a equipe entre 1972 e 1976.
Joel Santana
Joel Santana dividiu com Antônio Lopes o sucesso vascaíno entre o início da década de 90 e o fim da década de 2000. No cruzmaltino, o treinador provavelmente viveu o melhor momento de sua carreira, conquistando o bicampeonato carioca (1992 e 1993), o Campeonato Brasileiro (2000) e a Copa Mercosul (2000). No total, são 16 títulos com o clube.
Ricardo Gomes
Ricardo Gomes foi o principal responsável pelo sucesso do Vasco na década de 2010. Foi ele quem guiou a equipe ao seu último título relevante, a Copa do Brasil de 2011. Sua história no cruzmaltino poderia ser ainda maior se não fosse um AVC, que o impediu de exercer a função por um longo tempo.
Antônio Lopes
Antônio Lopes pode não ter sido o melhor, mas é sem sombra de dúvidas o maior treinador da história do Vasco da Gama. Líder da era mais vitoriosa do clube, conquistou “quase” tudo que estava a seu alcance com o cruzmaltino: três Campeonatos Cariocas (1982, 1998 e 2003), Campeonato Brasileiro (1997), Copa Rio-São Paulo (1999), e provavelmente a maior conquista da história do clube: a Copa Libertadores de 1998.