Conmebol confirmou título da Libertadores para o Vasco da Gama
Em 1998, o Vasco da Gama ganhou o título da Copa Libertadores da América. Além de levantar a taça do torneio da América do Sul, o clube do Rio de Janeiro também foi Campeão Carioca daquela temporada.
Para chegar até a final da Libertadores, o Vasco começou no Grupo 2, ao lado de América do México, Grêmio e Guadalajara. Foram duas derrotas no começo da competição, para o Grêmio e para o Guadalajara (as duas por 1 a 0). Depois, a equipe se recuperou e passou com dois empates contra o América e vitórias contra o rival brasileiro (3 a 0) e o Guadalajara (2 a 0).
Na fase seguinte, o Vasco pegou outro time brasileiro, o Cruzeiro, atual campeão da Libertadores. Jogando como mandante a primeira partida, o Gigante da Colina venceu pelo placar de 2 a 1, com gols marcados por Luizão e Donizete. Bentinho descontou para a Raposa. No jogo de volta, os times não saíram do 0 a 0.
No Brasileirão de 1998, o Vasco foi o 10º colocado
O próximo oponente do Vasco foi o Grêmio, campeão da Libertadores em 1995. Na primeira partida das quartas de final, em Porto Alegre, os times empataram em 1 a 1, com gols marcados por Pedrinho, para o Vasco, e Guilherme, para o Grêmio. Na volta, realizada no Rio de Janeiro, os donos da casa avançaram para a fase seguinte com mais um gol marcado por Pedrinho.
Na semifinal, o Vasco enfrentou mais um time que tinha levantado o troféu do torneio continental há pouco tempo: o River Plate. O clube argentino foi campeão em 1996, quando ganhou do América de Cali na final, e tinha Ramón Díaz como técnico. A primeira partida o Vasco foi o mandante e ganhou de 1 a 0 (gol de Donizete) e na segunda partida os times empataram em 1 a 1 (gols de Sorín e Juninho Pernambucano). Ramón Díaz ainda era o técnico do River Plate.
Para levantar o troféu da Libertadores, o Vasco ganhou do Barcelona de Guayaquill as duas partidas. No Rio de Janeiro, o placar foi 2 a 0, e os gols foram marcados por Donizete e Luizão. Na volta, a vitória foi por 2 a 1 e novamente os gols foram marcados pela dupla Donizete e Luizão (Anthony de Ávila descontou).