Trocaram o Vasco pela Europa e agora foram campeões
No começo de 2024, o Vasco da Gama negociou Marlon Gomes com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jogador formado nas categorias de base do clube carioca se juntou a Eguinaldo, que tinha sido comprado na janela de transferências do meio de 2023. Assim como Marlon Gomes, Eguinaldo também foi formado na base do Vasco.
Vasco e Flamengo se enfrentam neste sábado no Maracanã
No último sábado (11), o Shakhtar Donetsk entrou em campo para enfrentar o Dínamo de Kiev e ganhou pelo placar de 1 a 0, com gol convertido por Georgiy Sudakov (de pênalti aos 33 minutos). Eguinaldo e Marlon Gomes começaram no banco de reservas, mas entraram no final da partida. Eguinaldo ainda foi expulso nos acréscimos do jogo.
Com a vitória, o Shakhtar Donetsk chegou aos 70 pontos, sete a mais que o Dínamo de Kiev. Faltam duas rodadas para o final da competição, e o time dos ex-vascaínos vai enfrentar o Dnipro e o Polissya.
Na atual temporada, Eguinaldo entrou em campo 21 vezes com a camisa do Shakhtar Donetsk (577 minutos), marcando quatro gols e colaborando com mais duas assistências. Seu contrato com o clube ucraniano é válido por cinco anos, até junho de 2028, e ele custou 3.6 milhões de euros, cerca de 18.8 milhões de reais.
Assim como Eguinaldo, Marlon Gomes também assinou um contrato com o Shakhtar Donetsk até o final de 2028, e seus direitos econômicos foram vendidos por 12 milhões de euros, cerca de 64 milhões de reais. A negociação ainda pode render mais 4 milhões de euros aos cofres vascaínos, caso Marlon alcance metas. Na atual temporada, ele soma dez partidas, com três tentos anotados e uma assistência.