Primeiro goleiro artilheiro do mundo jogou no Vasco da Gama
Ao longo de sua história centenária, o Vasco da Gama colecionou goleiros no seu mural de ídolos; Moacyr Barbosa, Carlos Germano, Fernando Prass e outros mais. Um deles, no entanto, reafirma o pioneirismo do clube no futebol mundial. Trata-se de Jaguaré Bezerra de Vasconcelos, nascido em maio de 1905, apontado como um dos primeiros goleiros a usar luvas no Brasil e o primeiro a marcar entre os jogadores da mesma posição no país.
Antes de ser descoberto por Espanhol, zagueiro do clube, o goleiro trabalhava como estivador no cais do porto do Rio de Janeiro. Na época, carregava sacos de 50 quilos com uma mão e fazia malabarismos com ele. Isso tudo antes de fazer história por Vasco, Barcelona e Olympique de Marseille. Ao todo, foram 124 partidas pelo Cruz-Maltino.
Mais detalhes sobre a história de Jaguaré no Vasco
Após chamar a atenção do jogador do Gigante da Colina, Jaguaré foi convidado aos treinos da equipe de estreou pelo clube de São Januário em 1928. No mesmo ano, com rápida ascensão, o goleiro virou titular da seleção brasileira justamente no lugar de Amado, arqueiro do rival Flamengo. Assim, tornou-se o primeiro jogador do Vasco a defender a Amarelinha.
Além disso, Jaguaré fez parte de um dos times mais marcantes da história do Cruz-Maltino, entre o fim da década de 1920 e do início da década de 1930. Ele, inclusive, foi titular na maior goleada do Clássico dos Milhões; uma vitória de 7×0, em 1931, com gols de Russinho (4x), Mário Mattos (2x) e Sant’Anna.