Vasco possui sua própria escola de samba

No dia 15 de junho de 2019, o Vasco da Gama se integrou a lista de clubes de futebol que também possuem sua própria escola de samba. O Gigante da Colina criou o Grêmio Recreativo Escola de Samba União Cruzmaltina, ou apenas União Cruzmaltina, que começou a desfilar em 2020 na Série E, a última divisão do carnaval do Rio.

Desfilou pela primeira vez no sábado pós-Carnaval, na Estrada Intendente Magalhães, pelo grupo de avaliação do Carnaval do Rio. Apesar de receber uma punição por não apresentar o número mínimo de baianas, conseguiu ficar entre as sete primeiras agremiações promovidas.

Por conta da pandemia de Covid-19, a escola voltou a desfilar apenas em 2022, sendo a vice-campeã da série bronze, a quarta divisão do carnaval do Rio.

Para 2023, a programação já foi definida. No dia 25 de fevereiro, a Escola de Samba União Cruzmaltina entra na Intendente Magalhães, no segundo dia de desfiles da Série Prata, de olho em uma vaga na Marquês de Sapucaí em 2024.

A escola dos vascaínos será a nona a se apresentar no segundo dia de desfiles. A campeã de cada um dos dias (também há desfiles na sexta-feira dia 24 de fevereiro), sobem para a Série Ouro no ano Seguinte. Veja abaixo a lista completa depois do sorteio realizado nesta terça-feira na sede da Superliga.

Os adversários da União Cruzmaltina no desfile serão: Botafogo Samba Clube; Curicica; Renascer; Sereno de Campo Grande; Arame de Ricardo; Santa Marta; Império da Uva; Dendê; Diversidade; Cubango; Alegria da Zona Sul; Olaria; e Arrastão de Cascadura.