Maradona já elogiou golaço de lenda do Vasco da Gama
No aquecimento para o Mundial de Clubes, a FIFA relembrou um momento histórico para o Vasco da Gama e para o futebol brasileiro. Em seu site oficial, a federação compartilhou o golaço de Edmundo contra o Manchester United, no Mundial de 2000, em partida onde o Gigante da Colina venceu por 3 a 1.
Na publicação, a FIFA resgatou elogios de Diego Maradona sobre a pintura. O lance foi considerado um dos dez momentos mais marcantes da competição pela entidade. “Eu amo esse gol. Foi uma coisa de gênio que só alguns jogadores em cada geração teriam o talento para conseguir fazer e poucos jogadores na história teriam imaginação para pensar em fazer aquilo”, disse Diego
No gol, Edmundo recebeu passe de Gilberto de costas para a defesa e aplicou um lindo drible sobre Silvestre, saindo na cara do gol de Bosnich para fazer 1 a 0. “Ninguém gosta de sofrer gols, mas esse foi um dos que me deixou as melhores memórias. Foi absolutamente magnífico”, lembrou Bosnich.
Vasco da Gama tem o costume de massacrar o campeão europeu
Você sabia que o Vasco é o único clube de fora da Europa que já derrotou o campeão europeu (vencedro da Champions League) quatro vezes na história? O Gigante da Colina é o único time brasileiro e das Américas a conseguir tal feito. Os feitos aconteceram em quatro temporadas distintas.
A primeira vez foi em 1956, onde o Almirante venceu o Real Madrid por 2 a 0, em um jogo amistoso realizado um dia após o término da Pequena Copa do Mundo. Com a vitória, o Vasco se tornou o primeiro clube não-europeu a vencer um campeão europeu.
A segunda vez foi novamente contra o Real Madrid, em 1957, vencendo por 4 a 3. “O grande Real Madrid campeão da Europa, o intocável Real vencedor de todas as constelações europeias estava aprendendo a jogar futebol. O Real Madrid não é o maior time do mundo. Sobre isso, falem com o Vasco da Gama”, publicou o jornal francês L’Équipe na época.
Em 1992, a vítima da vez foi o Barcelona, com uma vitória por 3 a 1. E por fim, em 2000, o Gigante da Colina derrotou o Manchester United no Mundial de Clubes, também por 3 a 1. Até hoje, o Vasco segue sendo o único time a vencer o campeão europeu e não ser campeão do Mundial da FIFA, já que foi derrotado na mesma competição para o Corinthians na final.