Todos os títulos que Mauro Galvão ganhou no Vasco da Gama
Confira todos dos títulos que Mauro Geraldo Galvão, mais conhecido como Mauro Galvão, arrecadou vestindo a camisa do Vasco da Gama. O time carioca tem uma lista bem variada de ídolos em sua história, tendo em vista também a quantidade de títulos de expressão que foram conquistados no decorrer de várias décadas de destaque no cenário nacional e mundial.
Para se ter uma campanha de destaque em uma temporada, o time tem que se preparar, mantendo sempre jogadores de destaque em seu plantel. No entanto, não só mantendo aqueles destaques que o time cria, mas também trazendo novos jogadores. Como aconteceu com o zagueiro em questão, que foi uma das maiores contratações de toda a história do Trem Bala da Colina.
Principalmente por conta de todo o sucesso que o time conseguiu adquirir no período em que o jogador em questão estava vestindo a camisa cruzmaltina. Tendo isso em vista, vamos relembrar todas as taças que o time carioca arrecadou enquanto tinha, em seu elenco, o defensor.
Chegada de Mauro Galvão ao Vasco da Gama
Nascido na capital do Rio Grande do Sul, o zagueiro iniciou a sua carreira profissional dentro daquele time que tinha seu coração, na cidade de nascença. Pelo Internacional deu seus primeiros passos, ganhando um grande destaque naquele momento. Mas, depois de sete anos vestindo a camisa, entre profissional e base, resolveu ir para o futebol do Rio de Janeiro.
E foi assim que o jogador em questão chegou ao Bangu. Depois disso, o craque ainda passou por Botafogo, Lugano, da Suíça, e Grêmio, até sua ida ao Vasco da Gama. Mostrando também que não se preocupava em atuar com a camisa de times rivais. Em 1997, Mauro Galvão aceitou um novo desafio e tomou posto no elenco cruzmaltino, naquele que era o projeto do centenário do clube, com conquistas de peso se desenrolando nos anos seguintes.
Títulos de Mauro Galvão pelo Trem Bala
Sendo assim, dentro da equipe carioca, o zagueiro conseguiu viver os melhores anos da sua vida no que diz respeito à taças conquistadas. Apesar de ter sido importante em conquistas de todos os times em que passou, nada se compara ao que arrecadou no Vasco da Gama, a Glória Eterna.
Em um projeto que deu mais do que certo no centenário, o time carioca conseguiu arrecadar cinco taças de peso em poucos anos. Em 1997 e 2000, por exemplo, o time conquistou duas edições do Campeonato Brasileiro. Depois disso, em 1998, ainda houve a Copa Libertadores da América. seguida do Rio-São Paulo e da Copa Mercosul, respectivamente, nos dois anos seguintes.
Confira todos os títulos que o zagueiro Mauro Galvão ganhou atuando pelo Vasco da Gama:
- Troféu Bortolotti: 1997
- Campeonato Brasileiro: 1997 e 2000
- Taça Guanabara: 1998 e 2000
- Taça Rio: 1998 e 1999
- Campeonato Carioca: 1998
- Copa Libertadores da América: 1998
- Torneio Rio-São Paulo: 1999
- Copa Mercosul: 2000
Libertadores 1998
Como então campeão brasileiro, o Vasco da Gama de Mauro Galvão chegou com grande moral na disputa da Copa Libertadores da América, querendo sacramentar o ano do centenário no topo do continente. E, no final das contas, todo esse planejamento acabou dando certo.
Apesar de ter ficado em segundo em um grupo com Grêmio, América e Chivas Guadalajara, ambos do México, o time não se abateu e passou por cima de todos que entraram no caminho, derrubando campeões até a taça.
O Cruzeiro, então campeão da Libertadores, o Grêmio, que a tinha ganho três anos antes, e o River Plate, um dos mais tradicionais da Argentina, foram derrubados até a final. Na decisão, o Barcelona de Guayaquil, não deu conta do recado e perdeu as duas para o Vasco da Gama, que se sagrou campeão, com o capitão Mauro Galvão dentro de campo.
Tetracampeão Brasileiro
Em toda a sua carreira, Mauro Galvão também mostrou que era um grande destaque do futebol nacional. Isso porque é um dos maiores vencedores da história do Campeonato Brasileiro, tendo arrecadado a taça por três times diferentes.
O zagueiro arrecadou a taça em 1979, enquanto defendia a camisa do Internacional, logo no começo da carreira. Depois, pelo maior rival colorado, o Grêmio, o jogador conquistou a competição de 1996. Por último, com a camisa do Vasco da Gama, o atleta teve mais dois troféus nacionais, em 1997 e 2000. Vale ressaltar que, pelo Tricolor Gaúcho, ele tem dois títulos de Copa do Brasil, em 1997 e em 2001.
Conquistas individuais
Em toda a sua carreira, Mauro Galvão foi peça essencial dos elencos em que atuou, isso ficou claro com seus prêmios individuais. Em três oportunidades ele esteve entre os melhores do país no Prêmio do Bola de Prata, da revista Placar. As duas primeiras foram com a camisa do Inter, em 1979 e em 1985. Posteriormente, também esteve presente na honraria pela temporada de 1997.