Anderson Martins se aposenta. Zagueiro é tratado com carinho pela torcida vascaína
Na noite de ontem (22), o zagueiro Anderson Martins anunciou sua aposentadoria do futebol. O atleta passou boa parte de sua carreira no Vitória, onde foi revelado, e no futebol do Catar. No entanto, Anderson também será lembrando com carinho pela torcida do Vasco da Gama, clube onde jogou em 2011 e 2017. Ao lado de Dedé, formou uma das melhores duplas de zaga dos últimos tempos na história do cruzmaltino.
Nascido no dia 21 de agosto de 1987, Anderson foi revelado em 2006 no Vitória, ficando no clube até 2010. Em 2011, o zagueiro foi contratado pelo Vasco. Estreou em um amistoso contra o Cerro Porteño em São Januário, onde também marcou o primeiro gol de sua carreira, em uma bela cobrança de falta de fora da área, sendo esse o gol da vitória por 1 a 0.
Fazendo dupla de zaga com o ídolo vascaíno Dedé, marcou o seu primeiro gol em jogos oficiais na vitória por 4–2 sobre o Duque de Caxias em São Januário, válida pela segunda rodada da Taça Rio. Ao final do campeonato, foi eleito o melhor zagueiro da competição, juntamente com o seu companheiro Dedé.
Chegou ainda na sua segunda final consecutiva de Copa do Brasil (estava no elenco do Vitória finalista em 2010), atuando em todas as partidas do torneio. Com atuações bastante elogiadas, foi campeão do torneio, acabando com um jejum de 8 anos sem que o Vasco conquistasse um título de primeira divisão.
Deixou o clube no fim de 2011, se transferindo para o El Jaish, do Catar. Permaneceu lá por cinco temporadas, com um breve empréstimo para o Corinthians em 2014. Em 2017, foi contratado novamente pelo cruzmaltino, sendo recebido com grande festa pelos torcedores no aeroporto.
Por conta de lesões e insatisfações com os salários atrasados, o zagueiro deixou o clube após apenas seis meses. No total, Anderson realizou 54 partidas com a camisa do Gigante da Colina, anotando um gol. Conquistou apenas a Copa do Brasil de 2011 com a equipe.