Péssima notícia sobre o queridinho da torcida no Vasco da Gama
Além do descanso proporcionado pela pausa para a Data FIFA, o período sem jogos também permite avaliar os atletas que estão se recuperando de lesão. Esse foi o caso de Jair, que pode ganhar minutos contra o São Paulo, nesta quarta-feira (16), às 21:45. “Jair vem de muito tempo parado, vamos ver na Data Fifa como vai ser a questão do ritmo. É um jogador que pode aparecer a qualquer momento”, disse Rafael Paiva após o último jogo antes da Data FIFA, contra o Juventude, no dia 5 de outubro.
Embora a recuperação de Jair tenha evoluído de maneira surpreendente, visto que a previsão de retorno era de oito a dez meses, o mesmo não se pode dizer sobre Paulinho. O meio-campista, titular do Vasco em 2023, segue com seu tratamento dentro da normalidade e inclusive voltou a trabalhar com o grupo nesta semana, mas ainda não tem previsão de retorno aos gramados.
Relembre os casos de Jair e Paulinho
Vale lembrar que a dupla de meio-campistas sofreu lesões parecidas: ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho. A única diferença, de fato, foi o joelho lesionado de cada atleta: o de Jair foi o esquerdo, enquanto o de Paulinho foi o direito. Além disso, houve um curto espaço de tempo entre uma contusão e outra. Paulinho se lesionou no dia 28 de janeiro, contra o Bangu. Jair, por sua vez, sofreu a ruptura do LCA contra o Flamengo, no dia 4 de fevereiro, ambos pelo Campeonato Carioca.
Como esse tipo de lesão é grave, a expectativa era de que a dupla talvez nem voltasse a jogar em 2024. No entanto, na reta final da temporada, a depender de como será o retorno de Jair e Paulinho, Rafael Paiva pode ganhar dois “reforços” importantíssimos na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.