Veja quais são os jogos do Vasco em novembro

Depois de um início de temporada conturbado, o Vasco da Gama buscou uma grande reação e chega na reta final do Campeonato Brasileiro muito próximo de uma vaga na próxima Copa Libertadores. Atualmente, a equipe de Rafael Paiva ocupa a 9ª colocação com 43 pontos, apenas três a menos que o Bahia, primeiro time no G7.

Em busca do retorno ao cenário sul-americano, o que não acontece há mais de três anos (Sul-Americana 2020 e Libertadores 2018), o Cruz-Maltino terá confrontos difíceis no mês de novembro. Confira:

  • Botafogo x Vasco (dia 5, às 21:30) – Nilton Santos
  • Fortaleza x Vasco (dia 9, às 19:00) – Arena Castelão
  • Vasco x Internacional (20) – a definir
  • Corinthians x Vasco (24) – a definir

Quais são os possíveis cenários para a criação de G7, G8 e G9?

Inicialmente, o Campeonato Brasileiro começa com seis vagas para a Copa Libertadores. Ao longo da temporada, no entanto, os campeões nacionais e internacionais podem aumentar esse número de classificados através das vagas extras. E é a partir desses novos cenários que o Vasco tem mais chances de chegar à Libertadores, visto que o São Paulo, primeiro time no G6, possui oito pontos a mais que o Cruz-Maltino. Mas que cenários são esses?

Bom, o G7 está praticamente confirmado. Dificilmente Flamengo e Botafogo deixarão o G6 e, caso um deles ganhe a Copa do Brasil ou a Libertadores, respectivamente, o G7 é criado. Caso o Atlético-MG, adversários de ambos nas duas finais, vença os dois títulos, uma nova vaga via Brasileiro também é gerada.

Para o G8, o caminho não muda muito: título dos dois cariocas. Para a criação do G9, no entanto, outro time entra em ação: o Cruzeiro. O time mineiro, atualmente 8º colocado, precisa vencer a Sul-Americana e, assim, a terceira vaga extra seria confirmada. Tudo isso, é óbvio, porque um mesmo time não pode se classificar para a Libertadores “duas vezes”, passando essa segunda vaga para outro time do mesmo país.