Gabriel Pec saiu do Vasco e conquistou título que nenhum outro brasileiro tem
Após deixar o Vasco no início do ano por cerca de R$ 49 milhões, Gabriel Pec foi para sua primeira temporada fora do Brasil. No Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, o atacante de 23 anos impressionou aqueles que esperavam uma adaptação demorada à Major League Soccer. Com 17 gols e 15 assistências em 38 jogos, o camisa 11 se tornou um dos principais atletas de uma liga que tem nomes como Lionel Messi e Marco Reus.
Esse destaque, inclusive, rendeu ao Cria da Colina o prêmio de Contratação do Ano na MLS. Pec foi considerado o melhor estreante do campeonato nessa temporada e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar esse feito. Além disso, ele se tornou o jogador mais jovem a anotar 30 participações em gols pelo LA Galaxy.
Pec desbancou até Luis Suárez na votação
Junto de Gabriel Pec, Luis Suárez e Luca Orellano também estavam concorrendo ao prêmio. Enquanto o uruguaio do Inter Miami marcou 25 gols e 12 assistências em 36 jogos, o argentino ex-Vasco anotou 12 gols e cinco assistências em 41 jogos. Além de desbancar a concorrência, Pec também havia sido chamado para o Time das Estrelas da MLS.
O prêmio conta com a votação de um júri formado por jogadores, membros de comissões técnicas dos clubes da liga e jornalistas. Na média dos três tipos de eleitores, o Cria da Colina recebeu 37,53% dos votos, enquanto Suárez ficou com 27,63% e Luca Orellano com 12,53%.