Em 2013, campanha do rebaixamento do Vasco foi marcada por falhas de 3 goleiros
O ano de 2013 foi traumático para o torcedor do Vasco da Gama. A equipe cruzmaltina foi rebaixada no Campeonato Brasileiro pela segunda vez em sua história, apenas cinco anos depois de cair pela primeira vez. Um problema constante daquele time foram os goleiros. Com três jogadores realizando um “rodízio” na posição, a campanha daquele ano ficou marcada por falhas dos três arqueiros, que acabaram sendo cruciais no rebaixamento do clube.
O goleiro que mais atuou no torneio foi Diogo Silva, e consequentemente, que mais falhou. Segundo um levantamento do site Globo Esporte, Diogo falhou em quatro gols sofridos no campeonato. O primeiro foi em um empate contra o Goiás, que o Vasco vencia até sofrer o tento. Ele também falhou nas derrotas por 3 a 2 contra Grêmio e Criciúma, mas talvez seu pior momento tenha sido no clássico contra o Botafogo, onde falhou duas vezes e cedeu o empate por 2 a 2 após o Vasco sair na frente. No total, foram seis pontos perdidos na conta de Diogo.
O segundo goleiro que mais atuou foi o veterano Michel Alves. Ele falhou na partida contra o Bahia, onde o cruzmaltino vencia, mas terminou com um empate por 1 a 1. Dois pontos perdidos na conta de Michel. Já o último goleiro, Alessandro, foi o que menos atuou. Contra a Ponte Preta, o Vasco segurava o empate por 1 a 1 até Alessandro falhar no segundo gol do time de Campinas. E no “jogo do rebaixamento”, contra o Athletico-PR, Alessandro cometeu uma falha bizarra em um dos gols adversário. No entanto, já que o placar foi 5 a 1 para os paranaenses, o ponto perdido não caiu na conta do goleiro.
Dos três goleiros, o único que conseguiu se recuperar da tenebrosa temporada de 2013 foi Diogo Silva. Após passagens por XV de Piracicaba, Luverdense e Ceará, o arqueiro conseguiu se firmar no CRB, onde é um dos principais jogadores da equipe que hoje disputa a Série B do Campeonato Brasileiro junto ao Vasco.