Grandes rivais do Vasco tem torcida organizada gospel

O Vasco vem se preparando para o clássico diante do Fluminense, no próximo domingo (12), a ser disputado no Maracanã. Vindo de vitórias importantes sobre Resende e Nova Iguaçu, a equipe de Barbieri almeja seguir com a sequência vitoriosa para chegar com moral na reta final do Campeonato Carioca.

Próximos adversários e rivais do Gigante da Colina, torcidas de Flamengo e Botafogo chamam atenção por terem organizadas evangélicas e amigas: a Fogospel e a Fla Gospel. Sim, a iniciativa já perdura por mais de 10 anos e o fato curioso rende, até hoje, muitas opiniões de botafoguenses, flamenguistas, vascaínos e tricolores.

“É algo que não é lógico olhar para alguém e sentir um ódio de querer matar só porque está com uma camisa diferente. Tentamos passar a mensagem bíblica, de amar ao próximo como a si mesmo”, diz Mickael Ferreira, de 47 anos, pastor e presidente da Fla Gospel.

Ainda assim, na torcida vascaína, não há indícios de uma organização maior envolvendo evangélicos ou algum grupo específico formado por seguidores de outra religião. Outras características desses torcedores é a de jamais xingar um árbitro e muito menos entoar algum palavrão. Outra constatação: ir ao estádio de futebol não é crime.

“Temos a mesma explosão quando o gol sai, se o juiz erra… Mas o palavrão não é do vocabulário do evangélico. Acompanhamos todos os gritos e cantos, desde que não tenha xingamento ou mensagem de violência. A antiga música para o Jefferson, por exemplo, eu não cantava (aquela do “é o melhor goleiro do Brasil”)”, conta o pastor Hércules.

Vasco e Flamengo se enfrentarão no próximo mês

A princípio, o maior clássico do Brasil já tem data confirmada para que aconteça novamente: pela 10ª rodada do Campeonato Carioca, Vasco e Flamengo medirão forças em 10 de março. Com mando de campo flamenguista, a partida deve ser realizada no Maracanã.

Já a partida contra o Botafogo acontecerá antes do encontro diante do Flamengo. Já marcada para a próxima semana, na quinta-feira (16), o duelo entre os alvinegros da capital carioca poderá decidir o futuro dos dois clubes na sequência do campeonato estadual. O encontro está marcado para ser realizado em São Januário.