Edmundo terá estátua no Vasco?
A instalação de uma estátua de Edmundo nas dependências do Vasco da Gama sempre foi alvo de debate entre os torcedores vascaínos. Aliás, um dos grandes companheiros e “rivais” do Animal no cruzmaltino, Romário, possui uma estátua atrás das traves de São Januário, onde marcou seu milésimo gol.
Em 2012, em um amistoso do cruzmaltino contra o Barcelona de Guayaquil, Edmundo compareceu ao estádio vascaíno. Antes da partida iniciar, o ex-atacante foi recepcionado com o seguinte grito: “Au, au, au, estátua pro Animal. Ão, ão, ão, derruba a do anão”. Edmundo atuou naquele amistoso e coincidentemente marcou dois gols na baliza onde fica a estátua de Romário.
Em 2022, o ex-atacante gerou polêmica ao falar sobre o que pensa em relação à estátua de Romário no estádio vascaíno. “Eu acho que pelo milésimo gol seria uma homenagem bacana e muito bem-vinda, mas pelas declarações que torce pelo Flamengo não seria bem-vinda. Acho que ele não é um grande ídolo da torcida do Vasco. Acho que outros ídolos como Juninho, Felipe e Geovani (mereciam), só que não dá para ficar fazendo estátuas”, disse Edmundo em uma entrevista ao canal do Vasco no Youtube.
Apesar dos pedidos da torcida cruzmaltina, não existe nenhum plano para a instalação de uma estátua de Edmundo em São Januário ou em outra dependência do clube. Em 2021, surgiu um rumor de que o Vasco homenagearia o atleta, mas o próprio clube acabou desmentindo.
Relembre a passagem de Edmundo no Vasco da Gama
O Animal iniciou sua carreira profissional no cruzmaltino, em 1992. Já em 93, se transferiu para o Palmeiras. O atacante também vestiu a camisa do clube carioca em 1996-97, 1999-2000, 2003-2004 e 2008.
Em toda a sua passagem pelo Vasco, Edmundo disputou 241 partidas e marcou 137 gols, e conquistou títulos importantes pelo Vasco. Conquistou o título do Brasileirão em 97, o Carioca de 92, duas Taças Guanabaras em 92 e 2000 e as Taças Rio de 92 e 99.