Vasco é bicampeão mundial após decisão da FIFA? Confirmado!
O Vasco da Gama entrou com pedido oficial na CBF para que o Torneio Rivadávia Corrêa Meyer, conquistado pelo clube em 1953, seja reconhecido como Campeonato Mundial de Clubes pela Fifa.
A solicitação se assemelha a iniciativas feitas anteriormente por Palmeiras e Fluminense, que pleitearam reconhecimento para a Copa Rio Internacional. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Vasco.
Vasco solicita à CBF reconhecimento do Torneio Rivadávia Corrêa Meyer de 1953 como Mundial
De acordo com o ofício encaminhado, o clube carioca argumenta que o formato do torneio organizado pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) é similar ao atual Mundial de Clubes da Fifa. Na edição de 1953, participaram oito equipes, divididas em dois grupos, com fases de semifinal e final em formato de mata-mata, modelo que remete à estrutura da competição atual.
O Vasco reforça ainda que o pedido segue a linha do reconhecimento da Copa Intercontinental pela Fifa em 2017, quando o torneio entre campeões continentais da Europa e América passou a ser equiparado ao Mundial. O documento do clube destaca a necessidade de se valorizar iniciativas históricas do futebol brasileiro na década de 1950, ressaltando o papel pioneiro da competição.
“Destaca-se, ainda, que a FIFA é a responsável por competição (Mundial de Clubes) nos mesmos moldes das organizadas pela então CBD na década de 50, o que evidencia a necessidade de haver o reconhecimento histórico das atitudes do nosso futebol naqueles anos”, diz trecho do ofício.
O Vasco é mais um clube brasileiro que busca o reconhecimento de títulos internacionais conquistados antes da criação do atual Mundial de Clubes, estabelecido pela Fifa em 2000.