Maiores jogadores do Vasco, relembre os 7 maiores do clube

Relembre todos os ídolos que já passaram por São Januário e fizeram história

Quando a conversa gira em torno dos ídolos do clube, o torcedor vascaíno pode ficar tranquilo. Um clube que foi fundado em 1898, que conta com mais de 120 anos de história, claramente possui a lista de maiores jogadores do Vasco.

Diferentes épocas, diferentes maneiras de jogar, diferentes histórias. Cada jogador que se tornou ídolo no clube Vasco da Gama traz recordações diferentes aos torcedores, principalmente aqueles que tiveram a oportunidade de acompanhar as histórias no momento em que elas aconteceram. 

Ser um ídolo de um clube é muito mais do que apenas ser reconhecido pelo talento dentro de campo, é uma conquista que poucos jogadores conseguem.Não existe uma fórmula mágica para alcançar este status, não basta apenas ser campeão, é preciso deixar a sua marca na história do clube. 

Porém, diversas pessoas que gostam de futebol não conhecem a história de muitos ídolos de diferentes clubes, e isso inclui o Gigante da Colina. Claro que alguns nomes são conhecidos por todos, entretanto, outros acabaram não repercutindo tanto, mas ainda sim, estão no coração dos torcedores cruz-maltinos. 

Com o retorno do Vasco da Gama para a elite do futebol brasileiro, pode valer a pena relembrar dos jogadores históricos que passaram pelo clube, e com muito esforço, conseguiram o status de maiores jogadores do Vasco. 

Os maiores jogadores do Vasco

Para criar essa lista, foi necessário estudar a história do Vasco para entender qual é a filosofia do clube e como esses jogadores que serão listados influenciaram na trajetória do Vasco, nos sentimentos e coração de seus torcedores. 

  Vale ressaltar que essa lista não está em ordem de mais ou menos importante, todos marcaram seus nomes no escudo do Gigante da Colina e sempre serão lembrados com muito carinho. Sem mais delongas, relembre os maiores jogadores do Vasco e suas trajetórias históricas. 

Mauro Galvão

Iniciando nossa lista de maiores jogadores do Vasco, Mauro Galvão é uma das figuras mais importantes do Vasco durante a década de 90, época em que o Gigante da Colina alcançou feitos históricos. 

O atleta chegou ao Vasco preparando o terreno para a sua aposentadoria, em 1997, Mauro havia acabado de ser campeão brasileiro no ano anterior com o Grêmio. Apesar de já pensar na vida após o futebol, Mauro Galvão conseguiu o status de ídolo em apenas três anos. 

Em seu primeiro ano no clube Carioca, Mauro relembrou a sensação de ser campeão nacional, no ano seguinte veio a maior conquista de sua carreira, dessa vez utilizando a faixa de capitão. Mauro Galvão conquistou a Libertadores da América, vencendo o time equatoriano Barcelona de Guayaquil na decisão. 

Além disso, o zagueiro conquistou outros títulos com o clube como o Brasileiro e a Mercosul de 2000, o Carioca de 1998 e o Rio-São Paulo de 1999. Foram disputadas 88 partidas utilizando o manto do clube.

Felipe

Passando a bola para a lateral do campo encontramos Felipe, atleta que atuou junto com Mauro Galvão, o jogador é considerado por grande parte da torcida como o maior lateral-esquerdo da história do clube. 

Seu talento, categoria e habilidade com a perna esquerda chamaram a atenção do clube carioca, Felipe tem duas passagens no Vasco em sua carreira, ambas com títulos.

Como já foi dito anteriormente, a primeira foi ao lado de Mauro Galvão, então por consequência, acabou conquistando os mesmos títulos que o zagueiro e fez história no coração do torcedor

Após ficar dez anos longe da equipe carioca, Felipe retornou a equipe em 2010, entretanto, sua segunda passagem ficou marcada mais jogando pelo meio de campo do que na lateral. De qualquer forma, isso não impediu o jogador de apresentar sua classe, que foi extremamente importante para a conquista da Copa do Brasil de 2011.

Edmundo

Quando se pensa no ataque vascaíno, é impossível não lembrar do “animal”. Edmundo certamente é um dos maiores nomes do clube Vasco da Gama, o atacante marcou seu nome na história e é lembrado por muitos como um dos maiores de todos os tempos do clube. 

Edmundo “nasceu” na base vascaína, mas ficou pouco tempo no Rio de Janeiro durante sua primeira passagem, entretanto, o jogador retornou mais quatro vezes ao seu lugar de origem. 

Apesar de sempre ser polêmico, Edmundo foi decisivo em diversas ocasiões, o jogador começou e encerrou sua carreira no Gigante da Colina, Edmundo conta com o Brasileiro de 1997 e o Carioca de 1992 em sua trajetória no clube.

Ademir de Menezes 

Ademir de Menezes, com certeza um nome que dispensa apresentações, muitos o consideram como o primeiro grande ídolo do Vasco, além disso, é visto como o maior jogador da história do clube antes da chegada de Roberto Dinamite. 

Habilidoso, cheio de classe e decisivo, esses sãos alguns dos adjetivos para descrever como era o Ademir dentro de campo, o jogador conta com quatro títulos Cariocas em sua bagagem, além de ser o artilheiro da Copa do Mundo de 1950, com 9 gols na competição. 

Ademir possui 429 partidas disputadas pelo Vasco, se tornando o 11° com mais jogos, além de possuir 301 gols anotados, conquistando sua vaga como terceiro maior artilheiro da história do clube e como um dos maiores jogadores da história do Vasco. 

Juninho Pernambucano 

Considerado por muitos como o maior meio-campista da história do Vasco, Juninho Pernambucano marcou seu nome na história do clube na década de 90, que foi uma das mais vitoriosas da história. 

Juninho foi o maestro que controlava a postura do time durante as partidas, e foi assim que o Vasco conquistou seu maior título, a Libertadores de 1998. Além disso, o meio-campista participou de todos os outros títulos já mencionados da época.

Para abrilhantar ainda mais sua carreira, Juninho é conhecido pelo mundo inteiro como um dos maiores batedores de falta da história do futebol, por conta disso tudo que Juninho é considerado como um dos maiores jogadores do Vasco. 

Romário

Romário está presente nessa lista por questão de talento, importância e idolatria, tudo que é necessário para ser lembrado na história de um clube. Existem debates se Romário foi ou não o melhor jogador que já atuou com a camisa do Vasco, falando dentro de campo, é claro.

É importante ressaltar isto pois sua vida fora de campo foi repleta de polêmicas e brigas, o baixinho era intenso e difícil de controlar, seu nome era presença constante nos jornais esportivos da época. 

O atacante surgiu da base vascaína em 1985 e permaneceu no clube por três anos, o que foi o suficiente para se tornar bicampeão carioca e chamar a atenção dos europeus. 

Depois de se aventurar pela europa e conquistar o Tetracampeonato mundial pela seleção brasileira, Romário decidiu viver seu auge da carreira aqui no Brasil em 2000, vestindo o manto do Gigante da Colina. Nesse ano, o atacante conquistou o Brasileiro e o Mercosul.

Em 2007, Romário viveu um dos maiores momentos do esporte, quando marcou seu milésimo gol da carreira, momento que é recordado até hoje pela torcida e por ele mesmo. 

Roberto Dinamite 

Por último, mas não menos importante, temos Carlos Roberto de Oliveira, ou como é mais conhecido, Roberto Dinamite. Este atleta é o maior que já passou na história do Vasco. 

Também cria da base vascaína, Roberto Dinamite é o jogador com mais atuações pelo clube, tendo mais de mil partidas disputadas. Além disso, ele também carrega o título de maior artilheiro do Vasco, com mais de 700 gols anotados. 

Como se não bastasse, Roberto foi decisivo pelo Vasco e garantiu o primeiro campeonato Brasileiro do clube, em 1974, também conta com mais cinco títulos do Carioca em sua bagagem. Se tornando assim o maior jogador da história do Vasco. 

Cada jogador dessa lista conquistou seu nome por motivos diferentes, mas o que realmente importa é que estes são os maiores jogadores do Vasco e sempre serão lembrados por isso.