Jogador famoso fez dupla marcante com Edmundo no tricampeonato
Evair teve uma curta, mas vitoriosa passagem pelo Vasco da Gama no ano de 1997. O renomado e habilidoso atacante foi essencial na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano ao lado de Edmundo. Os dois já haviam jogado juntos no começo da década de 1990, pelo Palmeiras, e desenvolveram grande entrosamento já naquela época.
o Vasco tricampeão brasileiro de 1997, a dupla foi responsável por marcar 37 gols dos 69 marcados pelo Gigante da Colina. Sem contar os passes precisos dados tanto por Evair como por Edmundo para outros jogadores estufarem as redes. Jogando mais recuado, Evair jogou abrindo espaço para a chegada de Edmundo e de outros jogadores às áreas adversárias.
Em entrevista ao programa Bola da Vez, em 2017, Evair revelou uma curiosidade inusitada envolvendo o título nacional e o vice-presidente do clube na época, Eurico Miranda. “Nós tínhamos acabado de perder a final do Campeonato Carioca para o Botafogo e o Eurico achou que o time não fosse virar [dar certo] e nos deu um bicho muito alto. Esse ele pagou para a gente, que era durante a competição. Ele não me pagou o [bicho] título“, revelou o ex-jogador.
“Ele se arrependeu porque pagou um prêmio muito alto para a conquista por pontos [primeira fase do Brasileiro] e quando o time se entrosou, bateu lá em cima [na classificação], muito longe do segundo colocado. Quando chegou na fase seguinte, com dois grupos de quatro, ele tentou dar uma abaixadinha, porque já tinha gastado muito“, completou.
Durante a entrevista, Evair também comentou o motivo de sua saída para a Portuguesa, em 1998. “Eu não sei [por que saiu]. Acabou meu contrato, eu achava que fosse renovar. Logicamente, eu era campeão brasileiro, queria um aumento. De repente não houve o aumento e no outro dia o Luizão estava contratado. Coisas que a gente não entende“, explicou.
Com a camisa do Gigante da Colina, Evair realizou 36 partidas e marcou 12 gols. Ele se aposentou oficialmente em 2003, atuando pelo Figueirense. Em sua carreira, o ex-jogador também acumula passagens por clubes como São Paulo, Palmeiras, Atalanta, Coritiba e Guarani.