São Januário já sediou desfile das Escolas de Samba
Além de ser a casa de um dos clubes mais tradicionais do país, o São Januário também foi palco para inúmeros eventos de cunho cultural, histórico e político no Brasil. E foi assim em 1945, quando a Colina Histórica sediou um desfile de Escolas de Samba no Carnaval do Rio de Janeiro, um dos eventos culturais mais importantes do estado e do país.
E o motivo para a festividade ter acontecido em São Januário também é marcante. A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial em 1942 fez com que a população e as autoridades se dividissem quanto à conveniência ou não da realização das festividades carnavalescas. A Praça Onze, que sediava os desfiles, havia sido demolida para a construção da recém-inaugurada Avenida Presidente Vargas.
Desta forma, São Januário, que na época era o maior estádio do Rio de Janeiro, dividiu o status de “sede” dos desfiles junto à Avenida Rio Branco. O primeiro desfile na Colina aconteceu em 1943, mas de maneira não-oficial. Se tratou de um desfile beneficente e não-competitivo organizado pela primeira-dama Darcy Vargas.
O primeiro desfile “oficial” foi em 1945, vencido pela Portela e que ficou marcado por um assassinato ocorrido dentro do estádio, durante uma briga entre integrantes de escolas rivais. Até hoje, o São Januário é o único estádio do Brasil a ter sediado um desfile oficial de escolas de samba no carnaval.
A partir de 1946, os desfiles das escolas de samba passaram a acontecer na Avenida Presidente Vargas. Em 1978, a Rua Marquês de Sapucaí se tornou e permanece a sede até hoje.