Técnico escocês surpreende e idolatra demitido do Vasco
Na última semana, o jornal New York Times publicou uma notícia um tanto quanto curiosa envolvendo um treinador da equipe das categorias de base de um clube da segunda divisão escocesa e Fernando Diniz, ex-técnico do Vasco da Gama.
Jamie Hamilton é o atual treinador do sub-16 do Ayr United. Ele foi “descoberto” através de um botafoguense, que visitou o pub onde Jamie trabalha, na Escócia. Em entrevista ao GloboEsporte, o treinador escocês falou sobre sua relação com Diniz e o futebol brasileiro.
Ele acredita que o estilo “aposicional” do ex-Vasco e atual treinador do Fluminense é um caminho pelo qual o futebol deve seguir nos próximos anos.
“Quando nós treinamos às vezes ficamos um pouco arrogantes. Gostamos de planejar os jogos e tudo mais na nossa cabeça, falamos para os jogadores fazerem determinado movimento e pedimos a eles para repetirem os movimentos nos treinos”, afirmou.
“E nos jogos queremos que eles façam esses movimentos repetidos. Isso é normal. É legal ver uma forma diferente que está mais ligada à criatividade dos jogadores, em vez da criatividade do técnico. Então, essas foram as coisas que eu percebi quando vi os vídeos. Depois, comecei a ver os jogos completos e comecei a virar um fã”, completou.
“Diniz dá um exemplo do que pode ser um estilo tradicional mais brasileiro, mesmo sendo novo e diferente dos anteriores. Mas parece mais similar às versões antigas em muitas formas”, disse o escocês.
“Agora, temos uma situação que esse estilo de futebol está dando certo nas competições, porque as pessoas sempre falam: “Sim, é legal, mas sempre perde. Você toca, toca, toca, mas sempre perde”. É interessante ter um exemplo que o time vence. Na temporada passada terminou em terceiro no Brasileiro, foi uma boa temporada. Acho até que foi acima do que as pessoas esperavam”, finalizou.