Vasco da Gama pode criar time de futebol misto?
Na última semana, o futebol misto, disputado por homens e mulheres, passou a ser regulamentado pela CBF. A entidade oficializou a prátca com atletas dos dois gêneros no mesmo campo na última quarta-feira (8). A medida é válida tanto para as categorias de base quanto para campeonatos adultos amadores.
Segundo a regulamentação, os atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas. Já os torneios femininos seguirão de exclusividade de mulheres e meninas.
No entanto, a nova medida não se trata de uma obrigação. Aderir ao futebol misto ficará a critério de cada federação ou entidade. A ideia da ação é incentivar a iniciação de jogadores que estão em uma categoria abaixo do sub-17. Geralmente, eles sofrem com falta de competições e equipes.
Não se trata, contudo, de uma obrigação. Aderir ao futebol misto ficará a critério de cada federação ou entidade organizadora. A ideia é estimular a iniciação de jogadoras que se enquadram abaixo da categoria sub-17. Elas sofrem com a falta de competições e, consequentemente, de equipes.
“É importante destacar que o futebol misto trabalha com a massificação e a inclusão. Faltam equipes e, sobretudo, competições amadoras em nível local e regional nas primeiras categorias de iniciação e formação desportiva, como a sub-10, sub-12, sub-14”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
“Acredito firmemente que a regulamentação do futebol misto ajudará a corrigir este problema, incentivando a participação de milhares de jogadoras em equipes e competições mistas. Com o tempo, o aumento no número de atletas registradas também poderá levar à criação de equipes e competições exclusivamente femininas nas categorias mais jovens”, completou.