Relembre quando Vasco botou água no chope do Athletico
Você lembra do confronto entre Vasco e Athletico Paranaense em São Januário no Campeonato Brasileiro de 2004? Na ocasião, o Furacão estava a uma vitória de conquistar o título nacional, e planejava fazer sua festa na Colina Histórica. No entanto, o cruzmaltino, que lutava contra o rebaixamento, fez questão de estragar a festa adversária.
O clima de decisão fez ferver São Januário. O Gigante da Colina conseguiu uma vitória apertada com um gol de cabeça do zagueiro Henrique, que saiu apenas aos 21 minutos do segundo tempo. Jogador do Athletico na época, o ex-centroavante Washington relembrou do confronto.
“Quando chegamos no estádio, lembro que ficamos uns 20 minutos parado na rua, sem conseguir entrar em São Januário. Os torcedores fecharam as ruas e tivemos que esperar até o policiamento a cavalo abrir espaço. Dentro do estádio, não pudemos aquecer no campo, mas num ginásio ali atrás do campo”, recordou Washington.
O confronto também foi inflamado pelo atrito entre Eurico Miranda e Mário Petraglia, presidente do CAP. Na época, jogadores e dirigentes do time paranaense afirmaram que iriam fazer volta olímpica em São Januário, e que iriam “comer bacalhau e tomar champagne” no estádio.
Na última rodada, fora de casa, já garantido na Série A com a vitória da penúltima rodada, o Vasco perdeu para o Santos e o Furacão apenas empatou com o Botafogo. O Peixe foi campeão com três pontos de vantagem. Justamente aqueles três pontos que ficaram pelo caminho no Rio de Janeiro, no estádio de São Januário.