Ex-Vasco da Gama é o tecnico da seleção brasileira sub-20
Ex-jogador e treinador do Vasco da Gama, Ramon Menezes é o atual treinador da Seleção Brasileira sub-20. O ex-meia, que também já vestiu a camisa amarelinha, assumiu a posição deixada pelo técnico André Jardine. Antes de assumir a canarinho, Ramon estava sem equipe desde que foi demitido do Vitória, em agosto de 2021.
“Encaro esse chamado para treinar a categoria sub-20 como uma convocação. Estou pronto para o desafio. Há alguns anos já acompanho os jovens atletas. Conheço bem essa geração. É sempre uma honra estar na seleção brasileira”, disse Ramon ao site oficial da CBF.
Sua primeira competição sob o comando da equipe juvenil do Brasil será o torneio Sulamericano, em 2023, que dá vaga para o Mundial. “Ao longo deste ano, vamos ter alguns encontros, algumas oportunidades de estar com o grupo e fazer essa preparação muito bem feita. É uma geração muito promissora e a gente espera confirmar tudo isso. Sul-Americana, a gente sabe como é. Mas, para a gente, o objetivo a ser alcançado é uma vaga para o Mundial”, completou o treinador.
A carreira de Ramon começou na função de auxiliar, em 2013. Ele passou por clubes como Anápolis, Joinville, Tombense e comandou o Vasco entre março e outubro de 2020. Após um bom início no Campeonato Brasileiro, Ramon foi demitido do cruzmaltino, e sua saída foi vista como o início da derrocada do clube na competição.
Além de treinador do Gigante da Colina, Ramon jogou pelo Vasco em três passagens: entre 1996 e 2000, em 2002 e em 2006. Foram 187 jogos e 65 gols com a camisa cruzmaltina, conquistando o Campeonato Brasileiro (1997), Campeonato Carioca (1998), Taça Guanabara (1998), Taça Rio (1998 e 1999), Copa Libertadores da América (1998) e Torneio Rio-São Paulo (1999).