No Carioca de 97, Botafogo e Vasco foram para o jogo com calções iguais
O Clássico Alvinegro entre Vasco e Botafogo é recheado de histórias inusitadas e episódios curiosos. No Campeonato Carioca de 1997, em partida ainda válida pela primeira fase, o embate entre as duas equipes ficou marcada por uma confusão que aconteceu antes mesmo do início do jogo realizado no estádio Maracanã.
Logo na subida das equipes para o campo, foi possivel perceber que ambos os times estavam com calções da mesma cor. O árbitro Ubiraci Damásio alertou os capitães, e quem deveria trocar a peça do uniforme era o time visitante. No entanto, o Botafogo não tinha levado a outra opção de calção para o estádio.
A confusão se desenrolou após o até então vice-presidente cruzmaltino, Eurico Miranda, aparecer em campo. O irreverente dirigente causou um alvoroço no gramado ao se dirigir para o árbitro e afirmar que sua equipe não iria trocar os calções.
Por sorte, o presidente do Vasco, Antônio Soares Calçada, apaziguou a situação e obrigou que os jogadores vascaínos trocassem o calção. A partida só foi começar após um atraso de aproximadamente 45 minutos. O Botafogo venceu o confronto por 2 a 1.
Clássico Alvinegro também protagonizou a “rebolada” de Edmundo no Carioca de 1997
Há 25 anos, Edmundo dava sua famosa “rebolada” na linha lateral na final do Campeonato Carioca de 1997. O episódio ficou famoso nacionalmente e gerou muita polêmica na época. Muitos consideravam a atitude desrespeitosa e anti-profissional, e outros, principalmente torcedores vascaínos, aplaudiram por conta da irreverência do atleta.
Naquele jogo, o primeiro da final do torneio, o Vasco venceu por 1 a 0, com um gol de Ramón ainda no início do primeiro tempo. Aos 44 minutos do segundo tempo, Edmundo recebeu uma bola na lateral direita, parou e deu uma “rebolada” na frente do zagueiro Gonçalves.
Por conta do epísodio, os meias Djair, do Botafogo, e Luisinho, do Vasco, trocaram insultos no final do jogo e quase se atracaram novamente no vestiário. No jogo de volta, o Botafogo venceu o cruzmaltino por 1 a 0 com gol de Dimba, e ficou com o título por ter entrado na decisão com quatro pontos bônus.