Vasco da Gama alcança recorde negativo em 124 anos
A reta final da segunda divisão do Campeonato Brasileiro será de muita tensão para o torcedor vascaíno. Após a derrota para o Grêmio na última rodada, o clube cruzmaltino viu sua porcentagem de chance de acesso para a Série A cair para 53%. No segundo turno da competição, um problema tem assombrado o cruzmaltino: a dificuldade em vencer fora de casa.
A derrota para o Grêmio resultou na sétima derrota seguida do Vasco em partidas fora de casa, o que é um recorde negativo na história do clube. É a primeira vez que o cruzmaltino tem esta sequência ruim fora de São Januário desde sua fundação.
A sequência de derrotas fora de casa do Vasco fez com que o quinto colocado Londrina se aproximasse mais do que nunca do G4. Enquanto o Gigante da Colina possui 45 pontos, o time paranaense possui 44 pontos.
Mesmo assim, o Vasco ainda é o oitavo melhor visitante do campeonato. No total, foram 15 jogos, com três vitórias, 4 empates e oito derrotas, ou seja, 13 pontos conquistados. Antes da sequência negativa, o cruzmaltino havia perdido apenas uma partida fora de casa, contra o Novorizontino.
Confira a situação do Vasco na luta pelo acesso para a Série A
Segundo um levantamento realizado pelo Globo Esporte, o time comandado por Jorginho possui apenas 53% de chance de acesso para a primeira divisão – antes da derrota para o Grêmio, o clube tinha 61% de chance de acesso.
Já o Londrina possui 29% de chance de voltar para a Série A pela primeira vez desde 1982. Os outros dois clubes que se encontram na briga pelo acesso são: Ituano, com 40 pontos e 9% de chance; e o Sport, com 40 pontos e 7% de chance.
Com nove rodadas restantes para o fim do campeonato, o Vasco enfrentará: Náutico (casa), Cruzeiro (fora), Londrina (casa), Operário (fora), Novorizontino (casa), Sport Recife (fora), Criciúma (casa), Sampaio Corrêa (casa) e Ituano (fora). Para conseguir o acesso sem necessitar do resultado de outros clubes, o Vasco precisaria vencer sete dos próximos nove jogos.