No Campeonato Carioca de 1990, foram dadas duas voltas olímpicas
A final do Campeonato Carioca de 1990 é muito mais lembrada pelas polêmicas do que pela disputa em si. Vasco e Botafogo duelaram pela taça, e o Glorioso acabou ficando com o título após vencer o cruzmaltino por 1 a 0. No entanto, a decisão ficou marcada por um regulamento com diferentes interpretações, e o torneio de 1990 acabou terminando com duas voltas olímpicas.
Antes da decisão, ambas as equipes disputavam nos tribunais sobre quem tinha razão a respeito do regulamento, que previa que os campeões do primeiro e do segundo turno se enfrentariam para saber quem jogaria a final do Estadual com o time de melhor campanha. Porém, para o vice-presidente do Vasco, Eurico Miranda, o campeão seria o time que obtivesse mais pontos na fase final.
A polêmica afastou o público da decisão no Maracanã, que teve apenas 35 mil espectadores em suas tribunas. Após a vitória do Botafogo, com um gol solitário de Carlos Alberto Dias, a confusão de fato começou. “Não sei de onde surgiu e não sei quem entregou para os jogadores, mas o Vasco começou a dar um volta olímpica com uma caravela”, relembrou o ex-goleiro vascaíno Acácio.
“Confesso que eu desci para os vestiários e não compactuei com aquela situação. Sabíamos que o Botafogo era campeão”, completou. Do outro lado, o zagueiro botafoguense Gonçalves disse não ter acreditado na atitude do Gigante da Colina. “Nós só rimos. Nós sabíamos que nós éramos os campeões. Apenas rimos do que o Vasco fez”, afirmou. Foi necessário dois meses para que o Botafogo fosse de fato reconhecido como o campeão do torneio.