Principal olheiro de grande time italiano faz estágio no Vasco
Nesta semana, o Vasco da Gama recebeu em São Januário o head scout do Genoa, Sebastian Arenz, para um período de “estágio” com o departamento de análise e observação de mercado do clube. A iniciativa é parte de uma ação da nova gestora e detentora dos direitos de 70% da SAF vascaína, a 777 Partners, que busca reforçar a integração entre os clubes que compõe o projeto da empresa.
E não é a primeira vez que o scout alemão foi para o Rio de Janeiro. O profissional esteve no Vasco em março deste ano, no início do processo de venda da SAF para a 777 Partners. Acompanhado de Johannes Spors, diretor-esportivo da empresa, Sebastian conheceu as instalações do clube e se reuniu com os profissionais do Gigante da Colina.
Hoje, os nomes que integram o departamento de observação do Vasco são: Rafael Barros, Saulo Matos, Witor Bastos, Paulo Ricardo e Odense Boldklub. Em seu currículo, Sebastian tem passagens como scout do grupo Red Bull, do Valencia, do Milan e deu seu atual clube, Genoa. Ele também responde diretamente a Juan Arciniegas, diretor-executivo da 777.
Como a 777 Partners irá estruturar o futebol do Vasco?
Após vender sua SAF para a 777 Partners, o Vasco passa a fazer parte de um grupo global de clubes de futebol da 777, ao lado de Genoa (ITA), Standart Liège (BEL) e Red Star (FRA). O CEO da holding é Don Dransfield, ex-grupo City. Johannes Spors ocupará o cargo de diretor global de futebol destes clubes.
A promessa é de que o grupo invista R$700 milhões no Vasco pelos próximos três anos, além de assumir a divida de R$700 milhões do cruzmaltino. O investimento é garantido até 2026 – a partir de 2027, dependerá do desempenho esportivo do cruzmaltino, ou seja, de títulos e metas a atingir. Caso isso não aconteça, a empresa terá de manter o clube entre os cinco maiores orçamentos do futebol brasileiro.