Veja o ranking do Vasco na história dos pontos corridos
Neste sábado (15), Atlético-MG e Vasco estreiam no Campeonato Brasileiro às 21h, no Mineirão; Vasco é um dos 20 melhores clubes na história dos pontos corridos. Ainda assim, todos os pontos acumulados durante os 20 anos de torneio deixam o Vasco apenas na 13ª colocação geral.
A princípio, Maurício Barbieri deve escalar o Vasco da maneira como já vinha jogando nos últimos compromissos do Gigante: Léo Jardim, Pumita Rodríguez, Capasso, Léo Pelé e Léo Piton formariam a dupla de zaga do elenco cruzmaltino. No meio campo, Rodrigo, Andrey e Jair. No ataque do Vasco, Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul.
Curiosidades da história do Brasileirão nos pontos corridos:
- A menor pontuação em uma única edição é da Chapeconese, no Brasileirão de 2021: 15 pontos
- A maior pontuação em uma única edição é do Cruzeiro, no Brasileirão de 2003: 100 pontos
- Apenas quatro clubes disputaram todas as edições do Brasileirão na era dos pontos corridos: Flamengo, Fluminense, Santos e São Paulo
- Palmeiras e São Paulo fizeram 70 ou + pontos em SEIS edições de Brasileirão entre 2003 e 2022
- O Cuiabá é o clube com menor ranking entre os que disputam a Série A em 2023: 36º lugar – 88 pontos
- Ao todo, 44 CLUBES disputaram a Série A na era dos pontos corridos
- O Figueirense é o time fora da Série A com melhor posição no ranking: 17º lugar – 550 pontos
Entenda: Ex-Vasco corre o risco de não reencontrar o Gigante
No próximo sábado (15), às 21h, Atlético-MG e Vasco se reencontraram e ex-jogador do Gigante é dúvida para a partida. Recentemente contratado pelo clube mineiro, a revelação vascaína Paulinho, que jogou pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha, não foi sequer relacionado para a partida do Galo diante do Brasil de Pelotas-RS, pela Copa do Brasil, por causa de uma fadiga muscular.
A princípio, o motivo seria o grande volume de jogos que o Atlético vem realizando nas últimas semanas. Há 15 dias, o clube mineiro possui compromissos de três em três dias e assim seguirá acontecendo até o fim do mês de abril. Outros atletas podem também não serem presenças contra o Vasco: caso de Hulk e o argentino Zaracho.
Paulinho, formado nas categorias de base do Vasco, jogou pelo profissional apenas em 2017 e 2018 até ser vendido para o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Agora no Galo, Paulinho é considerado uma das grandes contratações nacionais para a temporada atual. No Vasco, o jogador fez 35 jogos, marcou sete gols e deu outras quatro assistências.