A última vez que os 4 grandes do RJ venceram juntos
A primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2023 se encerrou com um feito histórico: os quatro times grandes do Rio de Janeiro venceram em sua estreia na competição pela primeira vez desde que o torneio nacional passou a ser disputado (incluindo Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa).
A primeira vitória foi do Fluminense, que venceu o América-MG fora de casa por 3 a 0. Depois, o Botafogo derrotou o São Paulo no Nilton Santos por 2 a 1. No domingo, o Vasco venceu o Atlético-MG no Mineirão por 2 a 1 e o Flamengo superou o Coritiba por 3 a 0 no Maracanã.
Excluindo estreias, a última vez em que Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense venceram suas partidas na mesma rodada do Campeonato Brasileiro foi em 2018, há exatos 1.665 dias. Na ocasião, o Flamengo venceu o Atlético-MG por 2 a 1, o Vasco superou o Bahia por 2 a 1, o Botafogo goleou o Vitória por 4 a 3 e o Fluminense derrotou a Chapecoense pelo placar de 2 a 1.
Treinador de rival do Vasco está revoltado: “Inexplicável como perdemos esse jogo”
O Vasco da Gama iniciou o Campeonato Brasileiro de 2023 com o pé direito. O cruzmaltino foi até o Estádio do Mineirão e venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1, com gols de Gabriel Pec e Andrey Santos. Apesar do resultado, quem dominou as ações em campo no confronto foi o Galo. A equipe treinada por Eduardo Coudet pressionou o Gigante da Colina por praticamente todo o confronto, mas não conseguiu aproveitar as chances criadas.
Na coletiva pós-jogo, o treinador argentino se mostrou inconformado com o resultado. “26 finalizações; 75% de posse. Como perdemos esse jogo? É inexplicável”, afirmou Coudet. O Gigante da Colina aproveitou das bolas paradas para marcar dois gols nos primeiros dez minutos do confronto, desestabilizando totalmente a equipe adversária.
Quem acabou sendo o herói do Almirante na partida foi o goleiro Léo Jardim; após um início contestado, o arqueiro recém-contratado teve um desempenho espetacular debaixo das traves. Léo realizou nove defesas difíceis e foi o principal responsável pelo triunfo vascaíno.