Relembre quando Dinamite não poupou palavras para elogiar Cano
Em entrevista cedida para o site Jogada10 em 2020, o ídolo vascaíno Roberto Dinamite falou sobre o momento que o Gigante da Colina passava no Campeonato Brasileiro daquele ano, que acabou resultando no quarto rebaixamento do clube em sua história. Antes de uma partida contra o Corinthians pela competição, Dinamite comentou sobre o risco do clube cair para a segunda divisão.
“Sempre estarei à disposição do Vasco e não estou feliz com essa ameaça de rebaixamento. Por isso fui acompanhar o treino da equipe no CT. Almocei com eles e conversei com alguns. Disse para o grupo que o foco é em fazer o melhor e que acredito na força do pensamento. Que a vitória não cairá do céu e que na vida é preciso equilíbrio, aplicação e intensidade para alcançar objetivos. É preciso estar ligado o tempo, nos 90 minutos”, afirmou.
Dinamite também não poupou elogios ao atacante Germán Cano, que hoje está no Fluminense. “Temos que unir forças. Falei para o Cano que ele é um atacante do c@#$%@#, muito bom mesmo! Também contei a ele que já fiquei três, quatro jogos sem fazer um gol e que isso faz parte. Mas que são em jogos de grande responsabilidade que o craque faz a diferença”, disse o ídolo vascaíno.
Roberto Dinamite jogou no Barcelona
Maior ídolo da história do Vasco da Gama e um dos grandes nomes do futebol brasileiro na década de 80, Roberto Dinamite jogou em apenas um clube fora do continente. E bem, é possível afirmar que este clube fez jus à grandeza do lendário centroavante. Em 1979, Roberto encerrou sua primeira passagem pelo Gigante da Colina para jogar no Barcelona.
Dinamite foi o quinto jogador brasileiro a vestir a camisa do clube catalão, em uma época aonde não era muito comum a transferência de atletas do Brasil para times da Europa. Roberto estreou contra o Almeria, marcando dois gols. No entanto, sua passagem pelo time blaugrana não foi tão boa quanto se esperava.
Depois da saída do treinador Joaquin Rife e a chegada de Helenio Herrera, Dinamite não teve muitas chances na equipe espanhola. Ele encerrou sua passagem pelo clube com apenas 11 jogos e três gols marcados. Na época, foi cogitado que o centroavante iria voltar para o futebol carioca, mas para defender as cores do arquirrival cruzmaltino, o Flamengo.
No entanto, graças a Eurico Miranda, Dinamite acertou seu retorno para o Vasco da Gama no ano de 1980. Pouco tempo depois da saída de Roberto do Barcelona, diversos jogadores brasileiros se transferiram para o time catalão; o principal deles foi Evaristo, que se tornou ídolo lá.