Você sabia que teve um Vasco da Gama na África do Sul?
Sim, já existiu um “Vasco da Gama” na África do Sul. O nome do Gigante da Colina atravessou o Oceano Atlântico e batizou o modesto clube que foi fundado na Cidade do Cabo, em 1980. E além do nome, até os uniformes eram idênticos ao do cruzmaltino.
A equipe africana tinha o estádio Parow Park como casa, e chegou a disputar a Premier Soccer League, equivalente à primeira divisão sulafricana, em 2010/2011. No entanto, o voo na elite durou pouco e o clube passou a maior parte de sua existência disputando National First Division (NFD).
Em 2015, os “vascaínos” trocaram a fornecedora de material esportivo. Com a Kappa substituindo a Umbro, abandonaram os uniformes idênticos aos dos cariocas. A camisa número um passou a ter listras verticais nas cores preta, branca e cinza. Já a dois tinha faixas vermelha, preta e branca na horizontal. A Cruz de Malta deu lugar ao escudo em ambos os unformes, igual ao Gigante da Colina
No entanto, em 2016, a identificação do clube africano com o Vasco da Gama deixou de exisitr. Em nota publicada no site oficial, o time da Cidade do Cabo anunciou a mudança para Stellenbosch, cidade que fica a 40km da antiga sede. E desta forma, o clube também passou a se chamar “Stellenbosch”.
“Queremos reposicionar o clube para obter um grande desempenho nessa temporada. Desejamos nos unir a Stellenbosch e à região das vinícolas do Cabo e nos integrarmos à comunidade. Há muitos talentos naquela área, e pretendemos ajudar no seu desenvolvimento e crescimento. Queremos voltar à primeira divisão esse ano e queremos a comunidade conosco”, disse o dirigente Edries Burton.
Hoje, o Stellenbosch disputa a primeira divisão do Campeonato Africano e conta com um ex-jogador do Borussia Dortmund em seu elenco: o alemão Lasse Sobiech, que foi revelado no clube preto e amarelo. Em 2022, o time sulafricano conquistou a Next Gen Cup, uma liga de desenvolvimento promovido pela Premier League inglesa.