Vascaíno é um dos apenas 3 jogadores do 16 anos inscritos no Brasileirão

Apenas três jogadores de 16 anos estão inscritos para a disputa do Brasileirão de 2023. São eles: Endrick, do Palmeiras, Ruan, do Cruzeiro, e Rayan, do Vasco da Gama. A observação foi realizada pela CBF, que também revelou que 91 jogadores com menos de 20 anos foram regularizados para a competição.

“Nenhum clube profissional vai inscrever um jogador de 16 a 19 anos numa competição importante como o Campeonato Brasileiro se não tiver a oportunidade de escalá-lo. Eles já treinam normalmente com os profissionais”, disse Ricardo Perlingeiro, coordenador de Observações Técnicas das Seleções de Base da CBF.

Além disso, o Vasco é o clube que possui a maior quantidade de jovens em seu elenco (até 19 anos), ao lado de seu rival Flamengo, com nove atletas. São eles: Paulinho, Andrey Santos, Cauan Barros, Marlon Gomes, Erick Marcus, Eguinaldo, Rayan, GB e Lyncon.

Vasco tem o artilheiro do Sul-Americano Sub-17. Veja os números!

Neste domingo (23), a seleção brasileira conquistou o Sul-Americano Sub-17 ao vencer a Argentina na finalíssima. Um dos destaques da Canarinho na competição foi o atacante Rayan, do Vasco da Gama. O atleta cruzmaltino foi o artilheiro do torneio com cinco gols em oito partidas disputadas.

Além disso, Rayan também anotou duas assistências, se tornando o jogador da seleção brasileira com mais participações em gols. O atleta de 16 anos renovou com o Vasco recentemente, e é considerado uma das maiores promessas do clube.

No último ano, uma especulação surgiu na imprensa inglesa de que clubes da Premier League estariam interessados em contratar o atleta. Além disso, Rayan também já sofreu sondagens de clubes como o Barcelona. Sua multa rescisória é de 80 milhões de euros.

O atacante é filho do ex-zagueiro vascaíno Valkmar, que atuou no clube em duas passagens: a primeira em 1995 e a segunda entre 1998 e 2001. A jovem promessa vascaína teve números impressionantes nas categorias de base; na última temporada, ele marcou 31 gols e sete assistências pelas equipes sub-17 e sub-20 do Almirante.