Atacante do Vasco foi suspenso por 6 meses surpreendentemente
Após ser julgado e culpado, atacante do Vasco é punido e fica de fora dos gramados por seis meses; ação não cabe mais recursos. Envolvido na grave lesão de João Paulo, meio-campista do Botafogo, ainda em 2018, pelo Campeonato Carioca, Rildo não jogou nenhuma partida oficial enquanto o meia botafoguense não voltou a atuar em campo.
João Paulo sofreu duas fraturas na perna direita: na tíbia e na fíbula. Na ocasião, o ex-atacante do Vasco Rildo, em um lance que parecia ser normal, entrou firme na disputa pela bola, mas acabou acertando a perna direita do meio-campista João Paulo, do Botafogo.
Então fui lá no hospital, pedi desculpas para ele e pra mulher dele, que estava lá também. Ele pediu pra eu não ficar com peso na consciência porque poderia acontecer com qualquer um. Foi um lance muito forte, muito mesmo, mas não foi por maldade, e isso eu precisava explicar. Agora estou daqui torcendo para que ele se recupere o quanto antes e volte aos gramados para fazer o que mais ama
Rildo confessa pedido de desculpas à João Paulo e esposa
Rildo foi considerado culpado no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (atuação temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem a intenção de causar dano a adversário) e ainda teve como agravante o fato de João Paulo ter sofri grave lesão. Pesou também contra o meia-atacante vascaíno o fato de ser reincidente em punições na Justiça Desportiva.
Rildo deixou o Vasco no ano seguinte
Naquele ano, Rildo fez 21 jogos com a camisa vascaína, fez três gols e contribuiu com uma assistência. No ano seguinte, sem muito sucesso no Vasco, o atacante seguiu rumo à Santa Catarina, mais precisamente à Chapecó, para atuar pela Chapecoense em um ano de batalha pela sobrevivência na Série A pelo Índio Condá.
Rebaixado à Série B naquele ano, Rildo deixou a Chapecoense e finalizou 2022 pelo Daegu, do Japão, onde fez nove jogos e nenhum gol marcado. Em sequência, foi ao Avaí, em 2020, ao Paysandu, em 2021 e ao São Caetano em 2022, onde ficou por uma temporada em cada clube.
Hoje, no Taubaté, aos 34 anos, Rildo fez sua última partida oficial ainda em 19 de fevereiro, quando o clube paulista entrou em campo pelo estadual da Série A2 e venceu o Linense, por 2 a 0.