Qual era a escalação do Vasco na final do Brasileirão de 1997?
Há 24 anos, o Vasco da Gama conquistou o tricampeonato Brasileiro no Maracanã, derrotando o Palmeiras na grande final. Treinada por Antônio Lopes, a equipe cruzmaltina chegou no mata-mata com um dos favoritos pelo título após terminar na liderança da primeira fase, com 54 pontos.
Sob a estrela de Edmundo, o Vasco também liderou seu grupo na segundo fase, coroando a trajetória com um verdadeiro atropelo de 4 a 1 contra seu principal rival, o Flamengo. Na finalíssima, o Gigante da Colina enfrentou um talentoso Palmeiras, que havia conquistado o título brasileiro três anos antes.
O alviverde paulista tinha estrelas como Roque Júnior, Alex, Zinho, Euller e Viola, além do treinador Luis Felipe Scolari, o Felipão.
A disputa foi divida em dois jogos bem competitivos e ambas partidas terminaram empatadas. No entanto, o Vasco levou a melhor pela vantagem que tinha do empate e se consagrou tricampeão do Brasileirão.
Relembre a escalação do Vasco na final contra o Coritiba
Treinado por Antônio Lopes, o Vasco foi a campo nas duas partidas da final com:
Goleiro: Carlos Germano
Laterais: Válber e Felipe
Zagueiros: Odvan e Mauro Galvão
Meias: Luisinho, Nasa, Juninho e Ramon
Atacantes: Edmundo e Evair
No primeiro confronto, Mauricinho, Alex Pinho e Nélson entraram nos lugares de Juninho, Ramon e Evair, respectivamente. Já no jogo de volta, Pedrinho e Nélson entraram nos lugares de Juninho e Evair, respectivamente.