Vasco da Gama goleou rival no dia da Independência do Brasil
Um dos confrontos mais históricos do Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco da Gama aconteceu há quase 50 anos atrás. Na data de 7 de setembro de 1975, dia da Independência do Brasil, o Gigante da Colina aplicou uma senhora goleada contra o clube rubro-negro em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
O placar da partida foi construído pelo, até então garoto, Roberto Dinamite, que marcou três dos quatro gols vascaínos, sendo o último uma verdadeira pintura em cobrança de falta, pregando o último prego no caixão rubro-negro.
Além dele, Freitas também marcou para o Vasco. Já pelo lado do Flamengo, os gols foram de Zico e Rodrigues Neto. A partida foi realizada no Maracanã com mando do cruzmaltino, e mais de 46 mil pessoas compareceram no espetáculo.
Naquela edição do Campeonato Brasileiro, o Vasco foi eliminado na segunda fase, ficando na última colocação do grupo 2. Já o Flamengo foi eliminado na terceira fase. O campeão da competição foi o Internacional.
Qual foi o duelo mais marcante entre Flamengo e Vasco?
O maior embate entre as duas equipes foi na semifinal do Brasileiro de 1992. O Flamengo era o atual campeão carioca, mas o Vasco possuía o time considerado mais forte, tendo terminado a primeira fase em primeiro lugar. Mas na fase decisiva em questão, quem predominou o Flamengo, liderado pelo veterano Júnior.
O jogo do primeiro turno da fase semifinal terminou empatado em 1 a 1. Já segundo embate terminou com a vitória do Flamengo por 2 a 0. O Flamengo acabaria por se classificar para a final, onde venceria o, Botafogo, tornando-se campeão.