Símbolo do Vasco: significado do escudo e imagem detalhada
No futebol, muitas vezes, o primeiro contato visual que se pode ter com um clube é o seu escudo. Afinal, é a imagem que o representa e estampa a camisa, o estádio, as faixas da torcida e tudo mais que possa estar ligado a sua imagem. O escudo do Clube de Regatas Vasco da Gama foi estabelecido no formato em que conhecemos hoje em 1922, mas mesmo assim, segue com seus símbolos e características marcantes, não perdendo a sua identidade e tradição.
Porém, antes disso, em 1903, o Gigante teve um escudo com formatos e características bem diferentes. A começar pelo formato, que era redondo, além do fundo branco e um outro circulo preto e maior, ao redor dele. Mas, a caravela a cruz e as letras “C.R.” já estavam presentes.
Afinal, um clube que foi fundado por rapazes de origem ou com ligação portuguesa para ser um clube de remo, símbolos lusitanos seriam mais do que esperados. Vanguardistas e referências na navegação, os portugueses se orgulham muito de toda essa técnica desenvolvida. Por isso mesmo, batizaram o clube com o nome de um dos maiores nomes de sua navegação: o almirante Vasco da Gama.
O que significa?
Atualmente, o escudo tem um fundo preto que é atravessado por uma faixa tranversal branca e com uma caravela no centro. Vamos por partes: o fundo negro refere-se aos mares do Oriente, uma terra “escura”, pois nunca tinha sido explorada por nenhum homem; a faixa branca mostra o caminho que o almirante Vasco da Gama encontrou para as Índias.
Enquanto isso, a caravela obviamente é uma representação dos barcos portugueses. E na sua vela, está estampada a Cruz Patée ou Cruz Pátea. Isso mesmo, não é a famigerada Cruz de Malta, que ficou popularmente conhecida e convencionada ao se referir ao símbolo do clube. Além disso, a partir do segundo escudo, com o formato que conhecemos hoje foi estabelecido, as iniciais “V.G” também foram incluídas no brasão.
Vejas as diferenças entre as cruzes:
Apesar dessa espécie de confusão, nenhum dos símbolos são representações das expedições e navegações lusitanas. A Cruz presente no escudo e nas caravelas que saíam nas expedições de Portugal, é a Cruz da Ordem de Cristo, um símbolo que ficou característico para se referir ao país. Desde então, passou a ser usada pela Força Aérea Portuguesa, nos navios da Marinha Portuguesa e na bandeira da Região Autônoma da Madeira, além de estar presente no brasão de Tomar.
Mas e você, torcedor vascaíno, sabia de todos estes detalhes, significados e mudanças em nossos escudos ao longo da história?