Zagueiro ídolo na Espanha se destacou no Vasco. Quem foi?
O zagueiro Donato Gama da Silva, conhecido apenas como Donato ou por seu apelido “El Abuelo”, é um dos maiores ídolos da história do Deportiva La Coruña, da Espanha. No país ibérico, o zagueiro também ficou marcado por uma ótima passagem no Atlético de Madrid. Porém, antes de se tornar um dos grandes jogadores do futebol espanhol nos anos 80 e 90, Donato se destacou no Vasco da Gama.
Donato chegou no Gigante da Colina ainda jovem, proveniente do América-RJ. Considerado um defensor versátil, ele era capaz de jogar tanto como zagueiro ou lateral, quanto mais à frente da linha defensiva, como volante. Ele rapidamente ganhou destaque no time titular cruzmaltino, caindo nas graças do torcedor e sendo crucial na campanha da equipe no Brasileirão de 1984, onde o Vasco ficou com o vice-campeonato.
No Vasco, Donato se estabeleceu como um titular absoluto do clube. Era referência da posição no futebol brasileiro, mas mesmo assim não se destacava o suficiente para conseguir vencer a fortíssima concorrência na dupla de zaga da Seleção Brasileira.
Em seus últimos anos no clube carioca, Donato foi crucial na conquista de dois títulos; ao lado de nomes como Mazinho, Romário e Roberto Dinamite, o zagueiro conquistou o bicampeonato carioca em 1987 e 1988. Inclusive, estes foram seus únicos títulos com a camisa cruzmaltina. No total, Donato realizou 223 partidas pelo Gigante da Colina.
Em 88, o zagueiro deixou o Brasil para assinar com o Atlético de Madrid. Após boa passagem nos Colchoneros, deixou a capital espanhola e passou a atuar pelo Deportivo La Coruña, onde virou ídolo e chegou inclusive à Seleção Espanhola, já que não tinha espaço na Brasileira.