Artilheiro da base do Vasco quase foi parar no meio da guerra
Com 20 anos de idade e artilheiro do Vasco no Campeonato Carioca sub-20, atacante formado nas categorias de base do Gigante quase foi parar na Ucrânia. Juan Alvina vem sendo um dos destaques da equipe cruzmaltina líder e invicta na competição estadual.
Juan comenta que chegou ao Vasco desde muito cedo. Inclusive, por indicação do pai de Andrey Ramos, que hoje joga no Coritiba e também foi revelado nas categorias de base do Vasco.
Cheguei no Vasco com quatro para cinco anos e joguei em todas as categorias do clube, desde chupetinha até o profissional. Acompanhava meu pai nos jogos em Olaria. Nos intervalos, entrava em campo para ficar chutando a bola com os outros meninos da minha idade. Cheguei no Vasco através do Andrey Ramos, que hoje joga no Coritiba. O pai dele me via jogando na rua com meus amigos no campo, enquanto rolava os intervalos dos jogos
Juan conta como começou a jogar futebol
No início de 2022, Juan recebeu uma proposta para atuar no futebol ucraniano. Vasco e Dnipro haviam acertado todas as burocracias para que o atacante fosse atuar na Europa com apenas 19 anos na época. Porém, a instauração da guerra entre a Ucrânia e a Rússia dificultou a transferência e as conversas se interromperam. Assim sendo, a diretoria vascaína não perdeu tempo e renovou o contrato do jogador até dezembro de 2024.
Treinador do sub-20 exalta características de Juan
Em tempo, William Batista, treinador do Vasco na categoria sub-20, detalha mais características de jogo de Juan. De acordo com o profissional, a determinação de Juan em campo é o principal fator diferencial da promessa vascaína.
O Juan é um atleta com muito potencial, com uma capacidade de desequilíbrio através de jogadas de um contra um e através do passe. Mas, como característica, o um contra um dele é uma ação muito forte. É um cara que entendeu que trabalhar muito, se esforçar no dia a dia e ser dedicado faz com que todo o potencial que ele tem se manifeste em performance e é isso que tem acontecido
William Batista, treinador do Vasco sub-20, detalha estilo de jogo de Juan
Juan acumula, no Campeonato Carioca de sua categoria, sete gols em sete partidas disputadas na competição. Ainda assim, foi em 2019 que ele obteve seu melhor desempenho dentro de campo. Juan marcou oito gols em 31 jogos. No ano passado, Eguinaldo, hoje no profissional, foi o artilheiro do Vasco no Cariocão sub-20.
É um jogador que consegue jogar em três funções do meio para frente: de extremo, de meia e até de falso 9, como vem sendo utilizado. Ele joga muito bem em espaços pequenos, dentro do corredor central, que gera muita dúvida na linha defensiva do adversário. A gente fica feliz pelos números dele, esse bom momento na carreira é fruto de muito trabalho, muita dedicação e ele tem sido merecedor disso.
Complementou o técnico William Batista