Veja todas as vezes que Pelé se chocou com Roberto Dinamite
No confronto deste domingo (14), o Santos levou a melhor sobre o Vasco em pleno São Januário e venceu o Gigante por 1 a 0. O gol de Deivid Washington foi determinante para que a equipe santista segurasse a vantagem no placar e selar a segunda vitória consecutiva na competição.
Mas se tratando do passado, qual dos ídolos levou a melhor nas vezes em que se confrontaram? Por quatro vezes, os falecidos ídolos de Vasco e Santos se enfrentaram: Roberto Dinamite e Pelé marcaram época e juntos proporcionaram diversos momentos felizes para vascaínos, santistas e brasileiros em geral.
Na primeira oportunidade, Vasco de Dinamite e Santos de Pelé empataram sem gols no Maracanã. A partida válida pelo Brasileirão de 1971 foi realizada em 28 de novembro daquele ano. Dinamite só entrou em campo no lugar de Gilson Nunes, quando eram passados 13 minutos da etapa final.
Dias depois, o novo encontro. Dessa vez, em São Paulo, no Estádio Pacaembu, o Santos levou a melhor e aplicou uma goleada por 4 a 0 sobre o Vasco. Um ano depois do tricampeonato brasileiro em Copas do Mundo, Pelé não marcou, mas deu uma assistência para um dos gols santistas.
Dois anos depois, mais um encontro entre os dois craques no Maracanã. Cruzmaltinos e alvinegros empataram mais uma vez. Dinamite e Euzébio foram os autores dos gols de uma grande partida testemunhada pelo próprio ídolo vascaíno:
Lembro de estar jogando contra o Santos de Pelé, eu fiz um gol, o Paulo César Curuca meteu a bola da direita e eu peguei de voleio. Foi um golaço. Lembro que passei pelo Pelé e ele virou para mim e disse: “Parabéns, garoto! Belo gol”. Ouvir isso do Pelé é brincadeira, né? Quer dizer, coisa séria. Eu gravei: “Pô, o Pelé disse isso para mim”. São essas coisas que marcam a vida da gente e acho que aquilo foi o início de tudo
Roberto Dinamite recorda, ainda em vida, de confronto contra Pelé
Depois de três encontros, Vasco vence o Santos
Em 21 de julho de 1974, pouco mais de 97 mil torcedores acompanharam a última partida em que Roberto Dinamite e Pelé se encontraram. Quem venceu? O campeão brasileiro daquele ano: Vasco da Gama. Luís Carlos marcou o primeiro para o Gigante. Pelé, em uma linda cobrança de falta, empatou a partida.
Já no fim do jogo, Dinamite aproveitou a sobra após cobrança de escanteio e empurrou para o fundo das redes, superando em número de gols seu adversário e amigo reconhecido como o maior e o melhor de todos os tempos.