A escalação do Vasco quando Alex Teixeira deixou o clube

Você lembra qual era a escalação do Vasco da Gama na última partida de Alex Teixeira antes dele ser vendido para a Ucrânia em 2009? O meia fez seu último jogo na estreia do Gigante da Colina no Campeonato Carioca daquele ano, contra o Americano.

Na ocasião, o time treinado por Dorival Júnior foi escalado com: Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Jéferson, Carlos Alberto e Léo Lima; Rodrigo Pimpão e Alex Teixeira. O Vasco foi derrotado por 2 a 0.

Alex Teixeira ficou sete temporadas no Shakhtar Donetsk, até deixar o clube ucraniano em 2016 para assinar com o Jiangsu Suning, da China. Antes de voltar para o Gigante da Colina, o meia ainda teve uma passagem pelo Besiktas, da Turquia.

Alex Teixeira manda a real sobre onde quer jogar

Apesar das inúmeras contratações realizadas pelo Vasco da Gama em 2023, o meia Alex Teixeira conseguiu se reinventar e tem sido um dos principais jogadores do Almirante no início da atual temporada. Contratado em 2022, o atleta teve dificuldade em se destacar na disputa da Série B, chegando a inclusive ter sua saída do clube cogitada após o fim da competição.

Desde que Maurício Barbieri assumiu o Vasco, Alex Teixeira já acumula três gols e três assistências. Além disso, o meia tem sido decisivo: dos três tentos marcados, dois foram em clássicos. Em entrevista ao site GloboEsporte, Alex afirmou que a pré-temporada fez total diferença para seu desempenho.

“No ano passado, não pude fazer (pré-temporada), a Série B já estava no meio. Esse ano, com calma, fiz uma boa pré-temporada, fiz alguns jogos e isso mudou completamente meu ritmo de jogo”, afirmou o jogador de 33 anos. “Eu tenho a cabeça boa, sou tranquilo quanto a isso. Sei que a torcida cobra do jogador, esse ano está sendo totalmente diferente com a pré-temporada. Estou entregando melhor”, completou.

Jogando como meia armador durante a maior parte de sua carreira, Alex Teixeira passou a atuar pela ponta esquerda com Maurício Barbieri. “Eu comecei pela ponta esquerda a minha carreira, depois fui rodando na Ucrânia. Também comecei lá de ponta, depois me colocaram de segundo atacante”, disse Alex.

“Eu quero jogar, independente da posição em que o treinador me colocar”, acrescentou. Desde que retornou ao Gigante da Colina, Alex Teixeira participo de 28 partidas, anotando cinco gols e distribuindo quatro assistências.