A estreia de Edmundo pelo Vasco da Gama
No dia 26 de janeiro de 1992, um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama realizava sua estreia pelo Gigante da Colina. Naquela data, Edmundo, o Animal, ganhava sua primeira oportunidade no time profissional cruzmaltino, em partida contra o Corinthians, no Pacaembu, válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Edmundo era uma grande promessa da base da Colina, mas acabou não ganhando muito espaço no início por conta da alta concorrência no ataque. No entanto, o treinador Nelsinho Rosa resolveu dar uma chance para o jovem atacante na partida contra o time paulista.
Porém, o episódio acabou gerando polêmica. Por ter sido convocado para a partida, Edmundo desfalcou o time sub-20 do Vasco na final da Copinha daquele ano. O cruzmaltino acabou sendo campeão do torneio, mas o atacante ficou decepcionado por não ter participado da decisão.
Mas a decepção acabou rapidamente. No jogo contra o Corinthians, Edmundo arrebentou. O jovem atleta não marcou gol, mas impressionou com a qualidade contra seus marcadores e foi escolhido como melhor jogador da partida por diversas equipes de transmissão. O Vasco venceu por 4 a 1, com dois gols de Bebeto, um de Sorato e outro de Jorge Luís.
O primeiro gol de Edmundo aconteceu apenas um mês depois, no dia 23 de fevereiro de 1992, em outra goleada cruzmaltina, um 4 a 0 contra o Atlético Mineiro. No mesmo ano, em julho, Edmundo fazia história ao estrear pela Seleção Brasileira em amistoso contra o México. Em 1993, ele deixou o Gigante da Colina para acertar com o Palmeiras.