A lista das melhores campanhas do Vasco na história do Brasileirão
No retorno do Vasco à Série A do Brasileirão, equipe de Barbieri tem missão de permanecer na primeira divisão do campeonato nacional em 2023. Muitos acreditam que, após as duas boas partidas e os positivos resultados diante de Atlético-MG e Palmeiras podem ser indícios de mais um bom desempenho cruzmaltino.
Contudo, há algum tempo o Vasco já não faz uma boa temporada digna de orgulhar seu torcedor. Em 2017, o Gigante terminou o Brasileirão na sétima posição. Em tempo, essa foi a última temporada de melhor colocação vascaína no Campeonato Brasileiro.
Confira abaixo as melhores campanhas do Vasco no Brasileirão: (contando as participações cruzmaltinos na época em que o torneio não era realizado por pontos corridos)
1º Brasileiro | 1997
🏆Campeão
🏟️33 jogos
✅21 vitórias
❌5 derrotas
📊70,7% de aproveitamento
☑️69 gols pró
⚽️Artilheiro: Edmundo (29G)
👟Assistente: Ramon Menezes (12A)
⭐️Tricampeão nacional
2º Brasileiro | 1989
🏆Campeão
🏟️19 jogos
✅9 vitórias
❌2 derrotas
📊61,4% de aproveitamento
☑️27 gols pró
⚽️Artilheiro: Bismarck (8G)
👟Assistente: William (3A)
⭐️Bicampeão nacional
3º Nacional | 1974
🏆Campeão
🏟️28 jogos
✅12 vitórias
❌4 derrotas
📊57,1% de aproveitamento
☑️33 gols pró
⚽️Artilheiro: Roberto (16G)
👟Assistente: Luís Carlos (5A)
⭐️Primeiro título nacional do Vasco
Invicto! Veja o último Vasco da Gama campeão
Sete anos depois do último título do Vasco, torcedores se surpreendem ao lembrar que na época o time titular do Vasco contava com Martín Silva no gol. O título do Campeonato Carioca conquistado sobre o Botafogo fora o último troféu levantado pelo Gigante.
A partida que decretou o título vascaíno terminou empatada por 1 a 1. Após sair atrás do placar, Rafael Vaz, aos 10 minutos da segunda etapa, igualou o marcador e deu números finais ao encontro entre alvinegros. Na partida de ida, a equipe de Jorginho já havia vencido por 2 a 1 e levava a vantagem do empate para a partida decisiva diante da Estrela Solitária.
Confira a escalação do Vasco naquele jogo:
- Martín Silva; Madson, Luan (Rafael Vaz, no intervalo), Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos (Pikachu, aos 28′ do 2ºT), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Diguinho, aos 46′ do 2ºT); Técnico: Jorginho.