Acredite se quiser! Vasco não quis saber e passou o caminhão em cima do Real Madrid

Pode parecer mentira, mas quem é vascaíno de verdade sabe desta história: o Gigante já derrotou o Real Madrid por 4 a 3 em 1957. No Torneio de Paris, nem Di Stéfano, autor de um dos gols da equipe espanhola, foi capaz de parar o ataque do time carioca que ‘deitou e rolou’ sobre os espanhóis na capital da França. Um trecho retirado do site do Vasco nos ajuda a entender o tamanho da competição.

“O campeonato foi uma espécie de “Mundial de Clubes” da época com a participação do Vasco, representando a América do Sul, o time local Racing Club de Paris, o alemão Rot Weiss Essen e o Real Madrid, que era considerado a equipe mais poderosa do mundo.”

Válter, duas vezes, Vavá e Livinho fizeram os gols cruzmaltinos. Logo em seguida, num dos jogos que também marcou a excursão do Gigante na Europa, numa série de amistoso e torneios sediados no continente, o Gigante ainda derrotaria o Barcelona, em pleno Camp Nou, por 7 a 2.

Antes do triunfo sobre os maiores clubes da Espanha, o Vasco venceu o Racing-FRA, por 3 a 1. Livinho, Pinga e Vavá balançaram as redes adversárias. O encontro diante dos merengues só foi possível pelo triunfo dos mesmos, sobre o Rot Weiss, por 5 a 0.

Escalações 

VASCO: Carlos Alberto; Dario, Viana (Brito), Orlando e Ortunho (Joaquim Henriques); Laerte e Válter; Sabará, Livinho, Vavá e Pinga. Técnico: Martim Francisco 

REAL MADRID: Alonso; Torres, Marquitos, Lesmes e Muñoz; Santamaria (Ruiz) e Mateos (Santisteban); Kopa, Di Stéfano, Rial (Marshal) e Gento. Técnico: Luis Carniglia