Andrey Santos e Marlon Gomes chocam todos e podem parar na Argentina
Após a a Fifa decidir tirar o Mundial Sub-20 da Indonésia, a tendência é que a Argentina seja a nova sede da competição, que será disputada entre 20 de maio e 11 de junho deste ano. Nesta quinta-feira (30), numa reunião no Paraguai, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, apresentou a candidatura argentina ao presidente da Fifa, Gianni Infantino.
O torneio foi retirado da Indonésia pelo fato da FIFA entender que o país não estava pronto para organizar a competição. Também pesou – e muito – o fato de a Indonésia ter sido palco nas últimas semanas de protestos contra a presença de Israel (seleção classificada para o Mundial Sub-20), país com o qual a Indonésia não tem relações diplomáticas.
Com isso, a Argentina, que não havia conseguido se classificar ao Mundial via Sul-Americano Sub-20, também deve herdar a vaga da Indonésia no torneio. O sorteio da competição deve ser realizado nas próximas semanas. O Brasil, campeão continental da categoria, está classificado.
Marlon Gomes e Andrey Santos, atletas do Vasco, provavelmente irão ser convocados por Ramon Menezes para a competição, já que participaram do Sulamericano Sub-20 em janeiro e tiveram grande destaque. Andrey, por exemplo, foi o artilheiro da Amarelinha na competição.
CBF oficializa medida e agora o Vasco tem o que comemorar
Nos próximos dias, a CBF irá oficializar uma portaria alterando a data de encerramento da primeira janela de transferência do futebol brasileiro em 2023. A nova data deve ser no dia 20 de abril; antes, o encerramento estava previsto para o dia 4 do mesmo mês, antes do fim dos estaduais.
O principal motivo da mudança envolve justamente a data da final dos campeonatos estaduais. Agora, o Vila Nova, por exemplo, terá tempo para inscrever atletas do Água Santa, que já possuem um acordo com o clube, mas que irão disputar a final do Campeonato Paulista em uma data que ultrapassa o dia 4 de abril.
No entanto, essa medida é aplicada apenas para a inscrição de jogadores que tenham atuado nos campeonatos estaduais. Ou seja: para os reforços vindos do exterior, o prazo termina na terça-feira da semana que vem.
Além disso, a medida também tem o objetivo de permitir que jogadores cedidos por empréstimo até o final do Estadual possam ser aproveitados nos meses entre o fechamento da janela de verão (janeiro/abril) e a abertura da de inverno (julho/agosto).