Antigo vilão vestiu a camisa do Vasco para se safar da Série B
Um ex-vilão do Vasco pôde vestir a camisa cruzmaltina num momento em que o Vasco precisava de um goleador para sonhar em alcançar objetivo. Três anos depois de ter balançado as redes do Gigante e ter decretado o rebaixamento do clube carioca à Série B, Éderson foi o nome responsável por dar esperança ao torcedor vascaíno em retornar para a Série A em 2017.
Na época, o técnico Jorginho, esperançoso com a contratação, celebrou a estreia que Éderson teve com a camisa vascaína. Estando apenas a 12 minutos em campo, o atacante marcou o seu primeiro gol pelo Vasco.
A gente fica feliz pela estreia dele, foi muito boa. Eu conheço o Éderson bem, fico feliz de poder contar tanto com ele quanto com o Junior Dutra (outro recém-contratado). Eles dão boas possibilidades. Que ele permaneça assim. Ele sabe fazer gol, se movimenta muito bem na área
Disse Jorginho, que na época, era o treinador do Vasco
Além de Éderson, naquele ano, o Vasco também concretizou a contratação do atacante Júnior Dutra, que defendia as cores do Al-Arabi, do Catar. Já Éderson, emprestado pelo Kashiwa Reysol, do Japão, ainda enfatizou que
Onde o professor o quiser. Estou aqui à disposição. Estou aqui para ajudar
Ex-jogador do Vasco, Éderson se mostrou adaptável em outras funções no setor ofensivo
Vasco conseguiu aceso nas últimas rodadas
Com as ajudas de Éderson e Júnior Dutra, o Vasco conquistou o acesso de volta À Série A. O clube carioca finalizou a segunda divisão do Campeonato Brasileiro com 65 pontos somados. Foram 19 vitórias, oito empates e 11 derrotas.
Em tempo, Éderson não seguiu no Vasco por muito tempo. Em 2017, fez apenas quatro jogos pelo Gigante até fechar com o Athletico-PR. Atuando no Gigante, foram 27 jogos e oito gols marcados.