As melhores campanhas do Vasco da Gama na Copa do Brasil
Confira quais foram as melhores campanhas que o Vasco da Gama já teve disputando a Copa do Brasil, um dos torneios mais importantes de todo o país. A equipe de São Januário tem, em sua bagagem, uma das maiores histórias que o futebol nacional já viu. No decorrer das décadas foram dezenas de títulos relevantes e grandes ídolos arrecadados, colocando o time no patamar de hoje.
Durante seus muitos anos de história, o Trem-Bala da Colina acumulou muitas glórias, seja nos torneios que tinham grande relevância e que acabaram sendo esquecidos por muitos, ou naqueles que foram ganhando moral no decorrer da história. Como é o caso da taça eliminatória nacional, que foi adquirindo cada vez mais prestígio conforme o tempo passou.
Assim, o time carioca acaba se mostrando como um dos principais de todo o país e, com isso, é dever dos torcedores manter todo o destaque em evidência. Tendo isso em vista, vamos destacar aquelas que foram as melhores campanhas que o Vasco da Gama já teve dentro da Copa do Brasil, sabendo que nem todas elas acabaram terminando com a taça.
Ao todo, foram duas campanhas do Gigante dentro da competição que chegaram até a grande final. Em uma delas, inclusive, a equipe conseguiu se sair vencedora e com a taça, mas, na outra ocasião, um clássico acabou decidindo e deixando o lado alvinegro na pior. Além disso, foram seis as vezes que o time chegou até as semifinais, em 1993, 1994, 1995, 1998, 2008 e 2009.
Melhores campanhas do Vasco da Gama na Copa do Brasil
2006 – Vice para o rival
Em 2006, o Vasco da Gama conseguiu a sua primeira grande campanha dentro da competição em questão, que acabou de uma maneira que os torcedores não esperavam, com o vice para um dos maiores rivais. Apesar de uma trajetória de destaque, o Cruzmaltino não conseguiu o maior objetivo no ano em questão.
Naquele ano, o caminho até a final foi longo, contando com cinco fases e clássicos. Para começar, o time carioca derrubou o Botafogo, da Paraíba, o Iraty, no Paraná, o Criciúma, de Santa Catarina, além do Volta Redonda e do Fluminense, do Rio de Janeiro. Tudo isso para chegar até a final e fazer uma partida também carioca, contra o Flamengo.
A primeira partida, que aconteceu dentro do Estádio do Maracanã, no dia 19 de julho de 2006, contou com uma vitória e vantagem rubro-negra, por 2 a 0. Depois, na volta, no mesmo local, mas uma semana depois, o time da Gávea acabou vencendo mais uma vez, por 1 a 0, garantindo a taça.
2011 – Título do Vasco da Gama
No entanto, em 2011, cinco anos depois, outra campanha de destaque acabou se desenrolando, mas com um desfecho bem diferente para o Trem Bala da Colina. No ano em questão, o time do Vasco da Gama também começou sua campanha na primeira fase, passando por cinco adversários até chegar na decisão.
O Comercial, do Mato Grosso do Sul, o ABC, do Rio Grande do Norte, o Náutico, de Pernambuco, o então chamado Atlético Paranaense e o Avaí, de Santa Catarina, foram eliminados pelo Trem-Bala da Colina, que avançou para a grande decisão pegando outro time do Sul do país, o Coritiba. Na ocasião, uma vitória para cada, fazendo com que o Vasco da Gama levantasse a taça por conta de um dos fatores de desempate.
O primeiro jogo, que aconteceu em 1 de junho de 2011, resultou em uma vantagem para o lado cruzmaltino. Dentro de casa, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, o Gigante da Colina venceu o Coxa por 1 a 0, tento de Alexsandro, conseguindo um resultado importantíssimo.
Isso porque, na volta, quando Alecsandro voltou a marcar, logo no começo do jogo, a missão do Coritiba ficava ainda mais difícil. Com a questão de gols fora de casa, o time paranaense precisava de dois gols de diferença para arrecadar a taça. No final das contas, porém, Éder Luís também marcou pelos cariocas, fechando o placar em 3 a 2 para os mandantes, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
Assim, pelos gols marcados fora de casa, o Vasco da Gama conseguiu se sagrar, pela primeira vez, campeão da Copa do Brasil. O grande destaque daquele ano ficou por conta do próprio centroavante goleador. Além dos dois tentos na final, Alecsandro já tinha marcado três vezes, empatando na artilharia da Copa do Brasil de 2011 e sendo um dos grandes nomes da conquista importantíssima, que resultou na melhor campanha cruzmaltina na competição, com um elenco de peso.