Até o Secretário Municipal de Educação se rendeu a força do Vasco da Gama
Depois da grande repercussão negativa do livro que reverenciava a luta flamenguista pelo fim do racismo, secretário municipal deu o recado para a torcida do Vasco.
Alô torcida cruzmaltina! O Vasco da Gama é referência no combate ao racismo (luta que precisa ser de todos) e queremos a ajuda de vocês para sempre melhorar o material que usamos. Em tempo, não foi ordem minha, até porque tenho juízo e meu prefeito Eduardo Paes é muito vascaíno.
Disse o Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro
Na ocasião, o livro traz uma passagem onde conta que o Flamengo, ainda na década de 30, foi o primeiro clube que começou a dar os primeiros passos para combater o racismo no país. Leônidas da Silva é citado e incluído como um dos pivôs da luta antirracista, ao ser contratado pelo Flamengo.
Léo Pelé dispara sobre racismo
O zagueiro do Vasco, em entrevista à VascoTV, durante a visita do zagueiro ao centro de memórias pela Resposta Histórica comentou que, infelizmente, já sofreu racismo. O jogador, inclusive, foi convidado a se retirar de um shopping por seguranças do local.
Primeiro, eu queria falar de um episódio que eu sofri na pele. Quando você é expulso de um shopping, aquilo me fez pensar duas vezes antes de desistir da minha carreira de jogador de futebol. Eu realmente fui mandado embora de um shopping com um cara perguntando se eu ia pedir dinheiro porque eu era negro.
Léo Pelé abre o jogo sopre episódio de racismo sofrido em shopping