Camisa do Vasco que vazou na internet é FAKE
Circulou na internet uma imagem que seria da nova camisa número 3 do Vasco da Gama, em alusão aos camisas negras.
De fato, o Vasco terá um uniforme número 3 este ano que fará alusão ao título dos camisas negras rm 1923, mas a imagem que circula é falsa.
Nenhuma camisa foi lançada ainda, o Vasco realmente prepara o lançamento de seu terceiro uniforme, porem, sem data definida.
O novo uniforme deve homenagear os 100 anos do primeiro título Carioca do Vasco, muito importante no cenário nacional por ser o primeiro de um clube “de periferia” em cima de clubes elitistas (Flamengo e Fluminense).
Na época, o Vasco jogava pela primeira vez a divisão principal do campeonato e tinha em seu elenco imigrantes afrodescendentes e pobres, em uma época cheia de preconceitos.
O título acendeu o alerta nos clubes elitistas, que criaram uma nova liga e tentaram impedir o Vasco de jogar, a menos que o mesmo tomasse providências que na verdade eram demonstrações de preconceito racial e social.
Camisas Negras
Conhecido como “Camisas Negras”, o time marcou a caminhada do Vasco contra a discriminação racial e social no esporte. A equipe era formada por negros e pobres, em sua maioria, e fez história dentro de campo com uma campanha espetacular: 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Em março de 1924, clubes rivais romperam com a Liga Metropolitana e se reuniram para a fundação da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA). O Vasco foi convidado a se filiar, desde que excluísse 12 de seus jogadores, sendo sete da equipe principal e cinco do segundo quadro. Em sua maioria, atletas negros e pertencentes às camadas populares da sociedade.
Em 7 de abril de 1924, na secretaria do clube, o presidente vascaíno José Augusto Prestes redigiu e assinou o Ofício n.º 261, a “Resposta Histórica”. Ali, o Vasco desistia de fazer parte da AMEA e ficaria com seus jogadores, marcando seu nome na história.